Em nota oficial, o órgão afirmou que “o Departamento de Estado suspenderá o processamento de vistos de imigração de 75 países, cujos migrantes recebem benefícios sociais do povo americano em taxas inaceitáveis”.
Segundo o comunicado, o congelamento seguirá em vigor até que os Estados Unidos garantam que novos imigrantes “não irão extrair riqueza do povo americano”. Segundo um memorando interno obtido pela Fox News, funcionários consulares foram orientados a não conceder vistos de imigração enquanto os critérios de triagem e verificação passam por reavaliação. O objetivo declarado é barrar candidatos considerados “propensos a se tornarem um encargo público” para o Estado americano.
Desde novembro, consulados já vinham aplicando regras baseadas na cláusula de “encargo público” da lei de imigração. Entre os fatores analisados estão idade, situação financeira e condições físicas. Nesse contexto, idosos e pessoas obesas podem ter pedidos negados com base na avaliação de risco.
“O Departamento de Estado usará sua autoridade de longa data para considerar inelegíveis potenciais imigrantes que se tornariam um fardo para os Estados Unidos”, disse o porta-voz Tommy Pigott.
Visto americano. Foto: Reprodução
Além do Brasil, a lista inclui Afeganistão, Iraque, Iêmen e Tailândia. A secretária de imprensa da Casa Branca confirmou também a presença de Somália, Rússia e Irã. A medida foi criada meses antes da realização da Copa do Mundo, que ocorre em junho.
O endurecimento faz parte da política migratória do segundo governo de Donald Trump. Desde que reassumiu a Presidência, o governo revogou mais de 100 mil vistos, número recorde. Também foram ampliadas checagens em redes sociais e intensificadas ações de deportação.
Segundo o Departamento de Segurança Interna, mais de 605 mil pessoas já foram deportadas, enquanto outras 2,5 milhões deixaram o país voluntariamente. Em novembro, após um ataque perto da Casa Branca, Trump declarou que pretendia “suspender permanentemente”a imigração de países que classificou como “do Terceiro Mundo”.
Veja a lista de países que terão os vistos congelados:
Américas: 1 – Antígua e Barbuda 2 – Bahamas 3 – Barbados 4 – Belize 5 – Brasil 6 – Colômbia 7 – Cuba 8 – Dominica 9 – Granada 10 – Guatemala 11 – Haiti 12 – Jamaica 13 – Nicarágua 14 – Santa Lúcia 15 – São Vicente e Granadinas
Nenhum comentário:
Postar um comentário