segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

A paródia do Capital Inicial que voltou a viralizar após título do Flamengo


         Elenco e torcida do Flamengo comemorando o título da Libertadores. Foto: reprodução

A vitória do Flamengo na Libertadores 2025 consagrou novamente o canto “Em dezembro de 81”, adaptação da música “Primeiros erros”, do Capital Inicial, como um dos hinos oficiais da torcida rubro-negra. A paródia, que exalta o título mundial do clube sobre o Liverpool em 1981, ganhou força nas arquibancadas há mais de uma década e se consolidou de vez durante a campanha vitoriosa de 2019.

A origem da canção, porém, é completamente diferente do clima de euforia das arquibancadas. Kiko Zambianchi, autor da composição original e torcedor do Santos, criou a letra em um momento pessoal difícil. “A letra foi criada numa época em que eu tinha síndrome do pânico e não tinha diagnóstico ainda. Eu estava em São Paulo. Era um período de muita solidão”, relembrou o músico em entrevista ao “G1”, em 2023.

Zambianchi já afirmou em várias ocasiões que ficou surpreso ao saber que sua música havia sido incorporada pelos torcedores. Ele conta que soube da adaptação através do amigo Marcelo Serrado, que estava no estádio e se encantou ao ver “Primeiros erros” ganhar novos contornos no universo do futebol.

O grande impulso nacional da versão original veio com o Capital Inicial, que a incluiu no álbum “Acústico MTV” em 2000, recolocando-a no mapa do rock brasileiro. Anos antes, a música já havia ganhado uma nova leitura na voz de Simony, integrando a trilha da novela “Cara e Coroa” (1996).

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário