quarta-feira, 9 de julho de 2025

Governo define três novos grupos prioritários para ingresso no Bolsa Família

Famílias em situação de rua e risco alimentar entram na lista prioritária do programa

(Foto: Lyon Santos/MDS )

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) publicou nesta quarta-feira (9) uma portaria que amplia o grupo de famílias consideradas prioritárias para o ingresso no programa Bolsa Família.

Com a nova medida, passam a ter prioridade no programa famílias com pessoas em situação de rua, famílias com integrantes em risco social por violação de direitos, conforme o Prontuário do Sistema Único de Assistência Social (Suas), e famílias com pessoas identificadas pelo Ministério da Saúde como em risco de insegurança alimentar.

Esses segmentos se somam aos já listados anteriormente como prioritários: famílias com pessoas em situação de trabalho infantil, resgatadas de condições análogas à escravidão, quilombolas, indígenas e catadores de material reciclável.

Segundo o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, a decisão tem como foco a proteção dos grupos mais vulneráveis. “As inclusões são decorrentes de um olhar articulado do Programa Bolsa Família com outras políticas públicas”, afirmou. O ministro também destacou que o objetivo é “aumentar o nível de proteção social, de segurança de renda e de segurança alimentar em favor de famílias que se encontram em situação de alto risco social”.

A portaria entra em vigor nesta quarta-feira, com efeitos práticos já na folha de pagamento de julho de 2025. Para o ingresso no programa, serão observados os critérios de elegibilidade e a atualização dos dados no Cadastro Único, conforme previsto na própria norma e em regulamentações complementares.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário