quinta-feira, 22 de maio de 2025

Gleisi se revolta com ameaça dos EUA a Moraes: “Vergonhosa a conspiração de Bolsonaro

A ministra Gleisi Hoffmann – Gil Ferreira/SRI

Na noite desta quarta-feira (21), a ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais, usou sua página no X/Twitter para comentar, em tom de indignação, sobre a possibilidade de o governo dos Estados Unidos impor sanções contra Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

“É vergonhosa a conspiração de Bolsonaro com a extrema-direita dos EUA, em busca de intervenção estrangeira no Judiciário do Brasil. A recente ameaça do secretário de Estado dos EUA ao ministro Alexandre de Moraes merece repúdio e evidencia o desespero do réu com o avanço do julgamento dos golpistas”, iniciou.

A petista concluiu: “Promover a justiça e defender a democracia, no estado de direito, são prerrogativas de um país soberano”.

Classificada como inadmissível por integrantes da Corte, a hipótese foi levantada hoje pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, durante audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos EUA. Segundo ele, a imposição de sanções ao ministro está sendo analisada e “há uma grande possibilidade” de se concretizar.

As justificativas para as possíveis sanções dos EUA contra Moraes incluem supostas violações aos direitos humanos e restrições à liberdade de expressão. Magistrados lembraram que os EUA, sob o governo Trump, se retiraram de acordos internacionais de proteção aos direitos humanos.

Além disso, destacam episódios como o envio de brasileiros algemados de volta ao país, o descumprimento de ordens judiciais internas e até a prisão de uma juíza que contrariava as políticas de imigração do governo republicano.

Em relação à acusação de censura, os ministros argumentam que todas as redes sociais operam normalmente no Brasil e que Alexandre de Moraes é constantemente criticado nas plataformas digitais.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário