quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Acadêmicos de Niterói é rebaixada após desfile sobre Lula no Carnaval do Rio 2026


        Desfile da Acadêmicos de Niterói que homenageou Lula. Foto: Alex Ferro/Riotour

A Acadêmicos de Niterói foi rebaixada no Carnaval do Rio de Janeiro 2026 após receber notas baixas nos nove quesitos avaliados. Com raríssimas avaliações máximas, a escola terminou na última colocação do Grupo Especial, um ano depois de conquistar o título da Série Ouro e garantir vaga na elite da folia carioca.

Primeira agremiação a entrar na Marquês de Sapucaí no domingo (15), a novata apresentou o enredo “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, que gerou debate desde o anúncio. O enredo destacou a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a partir da figura de sua mãe, dona Lindu.

Abordou a infância no sertão de Garanhuns e a projeção internacional, ressaltando episódios da militância sindical, programas sociais e referências a personagens ligados à resistência durante a ditadura. Para parte do público e da crítica, a abordagem deixou em segundo plano o eixo familiar indicado na sinopse.

Palhaço que representou o ex-presidente Jair Bolsonaro no desfile. Foto: Alex Ferro/Riotour

Samba-enredo e equipe de criação

O samba foi interpretado por Emerson Dias e teve composição assinada por Teresa Cristina, André Diniz, Paulo Cesar Feital, Fred Camacho, Junior Fionda, Arlindinho, Lequinho, Thiago Oliveira e Tem-Tem Jr.

A letra percorreu a infância de Lula no sertão pernambucano, a migração para o Sudeste, a atuação sindical e a chegada à Presidência da República. Também citou nomes como Zuzu Angel, Henfil e Rubens Paiva, além de referências a temas como combate à fome, soberania nacional e inclusão social.

Trechos do refrão ecoaram na Sapucaí:

“Quanto custa a fome? Quanto vale a vida?
Nosso sobrenome é Brasil da Silva
Vale uma nação, vale um grande enredo
Em Niterói o amor venceu o medo
[…]
Olê, olê, olê, olá, Lula! Lula!”

Queda após ascensão

A Acadêmicos de Niterói havia celebrado em 2025 o acesso ao Grupo Especial, após vencer a Série Ouro. A expectativa era consolidar a escola entre as principais do carnaval carioca. O resultado, no entanto, interrompeu a trajetória ascendente.

Com o rebaixamento, a agremiação retorna à Série Ouro em 2027 e terá o desafio de reconstruir seu projeto artístico para tentar nova ascensão à elite do samba.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário