domingo, 22 de fevereiro de 2026

A estratégia de Lula para que Erika Hilton seja a puxadora de votos da esquerda em SP


           Erika Hilton, que propôs o fim da escala 6×1, e o presidente Lula. Foto: reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva articula uma estratégia para fortalecer a base governista em São Paulo e impulsionar a deputada Erika Hilton como novo nome de destaque da esquerda no estado. A movimentação ocorre após a decisão de enviar ao Congresso um projeto de lei sobre a escala trabalhista 6×1, alternativa considerada mais rápida do que a PEC já em tramitação.

A intenção do governo é indicar Erika como relatora da proposta na Câmara. A avaliação interna é de que a deputada “deu voz à principal pauta eleitoral do governo na Câmara” e pode ampliar sua visibilidade em São Paulo, onde a esquerda perdeu um puxador de votos desde que Guilherme Boulos assumiu a Secretaria-Geral da Presidência.

Boulos foi eleito deputado federal em 2022 com cerca de 1 milhão de votos e era o principal nome do PSOL no estado. Erika Hilton obteve 256 mil votos, mas é vista como aposta para manter a força eleitoral da legenda e eventualmente herdar parte do capital político do ministro.

Para atingir a cláusula de barreira em 2026, o partido precisa eleger ao menos 13 deputados federais ou alcançar 2,5% dos votos válidos nacionais, distribuídos em nove estados, com mínimo de 1,5% em cada um. Atualmente, o PSOL tem 11 parlamentares e integra federação com a Rede, somando 15 cadeiras.

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann
O nome de Erika para a relatoria foi discutido por ministros como Gleisi Hoffmann e Luiz Marinho, além de Boulos. Parte do governo avalia que não haverá resistência do presidente da Câmara, Hugo Motta, mas há parlamentares que acreditam que ele pode optar por um relator de perfil mais ao centro.

A articulação é vista como tentativa de reorganizar o campo progressista paulista, diante da ausência de um nome com votação expressiva após a ida de Boulos ao Executivo. O governo aposta que a pauta da jornada 6×1 pode projetar Erika Hilton nacionalmente e consolidá-la como puxadora de votos em 2026.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário