segunda-feira, 13 de outubro de 2025

STF inicia julgamento do “núcleo de desinformação” da trama golpista

Primeira Turma da Corte inicia o julgamento na terça-feira

        STF (Foto: Antonio Augusto/STF)

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta semana o julgamento do chamado “núcleo de desinformação” da trama golpista, que investigou uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. As sessões da Primeira Turma estão previstas para os dias 14, 15, 21 e 22 de outubro, em dois turnos diários.

Segundo informações da CNN Brasil, os sete réus desse grupo respondem por disseminar notícias falsas e desacreditar as urnas eletrônicas. A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou suas alegações finais no início do mês e pediu a condenação de todos, argumentando que atuaram de forma coordenada com o “núcleo central” da organização, liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

⊛ Estrutura e acusação

De acordo com a denúncia, o núcleo de desinformação tinha como principal objetivo enfraquecer as instituições democráticas e espalhar dúvidas sobre a lisura do processo eleitoral. A PGR afirma que os acusados chegaram a utilizar a estrutura da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para amplificar conteúdos falsos.

Os réus negaram as acusações em suas manifestações finais ao STF. Entre eles estão:

  • Ailton Gonçalves Moraes Barros, major da reserva
  • Ângelo Martins Denicoli, major da reserva
  • Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal (IVL)
  • Giancarlo Gomes Rodrigues, subtenente
  • Guilherme Marques de Almeida, tenente-coronel
  • Marcelo Araújo Bormevet, policial federal
  • Reginaldo Vieira de Abreu, coronel
⊛ Julgamento sob nova presidência

Este será o segundo núcleo da trama golpista a ser analisado pela Primeira Turma. No início de setembro, o colegiado já havia condenado Bolsonaro e outros sete integrantes do núcleo 1.

A novidade é que o julgamento ocorrerá sob a presidência do ministro Flávio Dino, que assumiu o posto em 1º de outubro, após o fim da gestão de Cristiano Zanin. Dino será responsável por abrir e encerrar as sessões, garantir a disciplina dos trabalhos e assegurar tempo equilibrado para as manifestações das partes e votos dos ministros.

A primeira sessão está reservada à leitura do relatório pelo ministro Alexandre de Moraes, seguida pela sustentação oral da PGR e das defesas. Somente depois terão início os votos dos magistrados.

⊛ Calendário das sessões

As sessões estão programadas para:
  • 14 de outubro de 2025 — das 9h às 12h e das 14h às 19h

  • 15 de outubro de 2025 — das 9h às 12h

  • 21 de outubro de 2025 — das 9h às 12h e das 14h às 19h

  • 22 de outubro de 2025 — das 9h às 12h






Nenhum comentário:

Postar um comentário