Milton Baptista de Souza Filho respondeu a um questionamento de Paulo Pimenta. O irmão de Lula não é investigado
O presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical), Milton Baptista de Souza Filho, respondeu a um questionamento feito pelo deputado federal por Paulo Pimenta (PT-RS) nesta quinta-feira (9), em Brasília (DF), e afirmou que o irmão de Lula (PT) José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, não teve função administrativa ou financeira dentro do sindicato.
“Contrariando o meu advogado, eu quero dizer que ele nunca teve esse papel administrativo do sindicato, só político… político de representação sindical. Nada mais que isso. E não precisei, de nenhum momento, solicitar a ele que abrisse qualquer porta do governo”, afirmou.
A oposição ao governo Lula no Congresso tenta focar no Sindnapi durante as investigações da CPMI do INSS sobre fraudes bilionárias que ocorreram no instituto no período 2019-2024.
José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, é diretor vice-presidente da entidade, mas ele não é investigado. A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União fazem algumas apurações sobre a atuação do Sindnapi.
A CPMI
Os parlamentares aprovaram o pedido de 21 prisões preventivas no dia 2 de setembro. No Congresso, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) é composta por 16 deputados e 16 senadores titulares e igual número de suplentes.
O pedido de criação da comissão foi apresentado em 12 de maio e sua instalação ocorreu no mês seguinte. O requerimento para a criação da CPMI teve o apoio de 223 deputados e 36 senadores. As estatísticas foram superiores ao mínimo exigido, de 171 deputados e 27 senadores, números que representam um terço da composição de cada Casa.
De acordo com a PF e a CGU, as fraudes dentro do INSS chegaram a R$ 6,3 bilhões. Associações aplicavam descontos indevidos. Aposentados e pensionistas tinham um valor descontado do próprio dinheiro, mas não sabiam que, sem intenção, acabavam autorizando essa operação. Em troca, tinham mais acesso a benefícios como assistência jurídica, psicológica e financeira.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário