O senador Izalci Lucas (PL) declarou, ao vivo na CNN Brasil, que informou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre as fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2018, durante a transição do governo. Segundo ele, naquela época, já existiam indícios de fraude.
“Eu recebi no meu gabinete os peritos do INSS, onde havia indícios de rombo de mais de R$ 70 bilhões, com relação a aposentados, Seguro Defeso, consignados. E nós levamos isso na transição para o presidente Bolsonaro, que imediatamente fez todo um estudo e editou a Medida Provisória 871, que eu fui o presidente”, lembrou ele.
“As denúncias que eu recebi geraram, realmente, por parte do governo Bolsonaro, a edição de uma medida provisória para estancar essa farra de aposentadoria que existia. Agora, com relação à denúncia fica claro que essa questão foi a mídia, a imprensa, não foi CGU, AGU, não tinham como investigar. A coisa era tão absurda, escancarada…”.
O deputado federal Alencar Braga (PT), que estava em um debate com Izalci Lucas, rebateu as declarações do bolsonarista: “Levou à Polícia Federal? O governo Bolsonaro não abriu investigação. Você disse agora que recebeu denúncia, levou ao Bolsonaro… Não foi tomada uma providência por parte da polícia”.
“Não foi tomada nem uma investigação, sequer interna, por parte do INSS. Não foi feita nenhuma investigação por parte da Controladoria-Geral da União. O senhor acabou de assumir. O senhor prevaricou, Bolsonaro prevaricou, cometeram crimes. Isso demonstra a participação de vocês, o conhecimento de vocês. E demonstra que vocês não querem investigar, porque se quisessem teriam investigado lá atrás”, acrescentou o petista.
“Mas, não, vocês querem agora é atrapalhar a investigação, porque têm medo dela. Vocês não fizeram nada e o senhor acaba de assumir ao vivo. É uma vergonha. Se for aberta a CPI, eu quero que o senhor seja convocado e dê esse depoimento”.
“Diga o dia em que recebeu a denúncia, qual providência foi feita para se investigar, qual encaminhamento foi feito à Polícia Federal ou ao Ministério Público Federal, ou à Controladoria-Geral da União, e aquilo que o Bolsonaro fez. O senhor acaba de assumir aqui, ao vivo, que o senhor não fez nada para apurar, nem o governo Bolsonaro”, reforçou Braga.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário