sábado, 7 de fevereiro de 2026

VÍDEO: Lula reafirma Messias ao STF e aliados voltam à carga em defesa do AGU


            Lula e Jorge Messias. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Aliados do presidente Lula (PT) intensificaram nos últimos dias a defesa do nome do advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF), após o chefe do Executivo reafirmar, em entrevista ao Uol, que mantém a indicação. A movimentação ocorre em meio às articulações políticas para reduzir resistências no Senado e garantir a aprovação do nome quando a indicação for formalmente enviada. Com informações de Daniela Lima, do Uol.

A defesa pública mais recente veio do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, que se manifestou pela primeira vez sobre o tema durante um evento na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Dirigindo-se diretamente a Messias, que acompanhava a cerimônia, Mercadante destacou a importância de fortalecer o Supremo e o Estado de Direito.

“Você lá dará uma imensa contribuição. Temos que fortalecer o Supremo, o Estado de Direito… Seu talento, sua competência vai auxiliar o Supremo Tribunal Federal”, afirmou.

Mercadante também demonstrou confiança na aprovação do nome pelo Senado, alinhando-se ao discurso do presidente da República. “Tenho certeza que você é amplo, demonstrou sua competência na AGU e será muito bem acolhido”, declarou, reforçando o argumento de que Messias reúne qualificação técnica e perfil institucional para a Corte.

Nos bastidores, Lula tem adotado uma estratégia de cautela diante da resistência inicial do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que preferia outro nome para a vaga. Por isso, o Palácio do Planalto decidiu adiar o envio formal da indicação, evitando uma votação prematura. Para assumir o cargo, Messias precisará ser sabatinado e aprovado por pelo menos 41 senadores.

Questionado sobre a demora, Lula afirmou que não toma “decisão com 39º de febre” e disse estar seguro da aprovação quando a indicação for encaminhada. O presidente também sinalizou disposição para dialogar com Alcolumbre e mencionou seu interesse em ver Rodrigo Pacheco como candidato ao governo de Minas Gerais. “Pacheco, eu ainda não desisti de você”, brincou.

Veja a fala de Lula sobre Jorge Messias:

Um gesto relevante para a consolidação do nome veio da oposição. O senador Ciro Nogueira, presidente do PP, declarou que votará a favor de Jorge Messias no Senado. Em entrevista à coluna de Mônica Bergamo, afirmou: “Eu gostaria que Bolsonaro estivesse indicando o Messias. Agora, mesmo sendo o Lula, eu vou votar nele. Mais do que isso: eu vou me expor e vou fazer campanha”.

Ciro destacou que conhece Messias há muitos anos e elogiou sua trajetória pessoal e profissional. “Messias nasceu em Pernambuco, mas viveu por muitos anos no Piauí. Eu o conheço há muitos anos. Ele é preparadíssimo. Além disso, é honesto e tem um coração muito bom”, disse.

Segundo o senador, sua posição segue um critério jurídico. “Apesar de ser oposição, eu não voto contra indicações para o STF que preencham os requisitos jurídicos”.

Fonte: DCM Com informações de Daniela Lima, do Uol
















Nenhum comentário:

Postar um comentário