quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Regional de Saúde inicia campanha para prevenir diarreia aguda no verão


     Higiene das mãos é indispensável para evitar a diarreia aguda no verão (Foto: Divulgação)

A 16ª Regional de Saúde de Apucarana iniciou hoje (7) uma campanha de orientação e prevenção em relação aos casos de doença diarreica aguda, que apresenta um número maior de casos no verão. O diretor da RS, Paulo Vital, informa que estão sendo entregues folders com orientações pontuais às secretarias de saúde dos 17 municípios da região.

“O foco da Secretaria de Estado da Saúde é levar informações precisas para orientação e prevenção de casos de diarreia aguda, que são mais comuns no verão. E, ao mesmo tempo, como deve ser o tratamento, principalmente, dos casos mais graves”, explica Vital.

A diarreia é a diminuição da consistência das fezes e aumento do número de evacuações. Pode ter muco e sangue nas fezes, acompanhado de náusea, vômito, febre e dor abdominal. A principal via de transmissão é a fecal-oral, ou seja, os microrganismos das fezes vão para a boca. Acontece quando as mãos não são higienizadas após evacuação e contaminam alimentos, objetos e outras pessoas.

Cacilda Maria do Prado, chefe da Seção de Vigilância Epidemiológica da 16ª Regional de Saúde, informa que a contaminação também pode ser transmitida quando uma pessoa que está com diarreia e prepara os alimentos sem os devidos cuidados com a higiene das mãos e dos alimentos, ou ainda, usando água não potável (imprópria para consumo humano).

“Caso tenha diarreia, vômito, náuseas, dor abdominal, febre, a pessoa deve procurar uma Unidade de Saúde. Também é preciso ficar atento aos sinais ou sintomas mais graves, tais como pele e boca secas, muita sede ou se não consegue beber líquidos e apresentar mal-estar intenso. A atenção deve ser mais rigorosa com as crianças, idosos, gestantes e imunocomprometidos”, alerta Cacilda.

COMO SE PREVENIR

Para evitar a diarreia aguda é indispensável lavar frequentemente as mãos com água e sabão e manter limpos
objetos de uso pessoal. Certifique-se também de lavar as mãos das crianças e idosos sempre antes das refeições e após usar o banheiro.

• Mantenha cuidado no preparo de alimentos e higienize os alimentos crus.

• Evite a contaminação cruzada, que ocorre quando microrganismos são transferidos para o alimento por meio das mãos ou superfícies contaminadas ou ainda, de um alimento cru para outro pronto para consumo (cozidos, por exemplo).

• Use apenas água potável ou tratada para consumo e na preparação de refeições.

• Evite contato com outras pessoas, caso apresente sintomas de diarreia. Fique em casa, faça repouso e siga as orientações do profissional de saúde.

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário