terça-feira, 22 de julho de 2025

Defesa de Bolsonaro tem até às 21h13 para responder Moraes sobre descumprimento de medidas cautelares

Ministro do STF exige esclarecimentos sobre divulgação de fala do ex-presidente nas redes sociais, sob pena de prisão

      Jair Bolsonaro à mesa (Foto: Carlos Moura / Ag. Senado)

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro tem até as 21h13 desta terça-feira (22) para apresentar explicações ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o possível descumprimento das medidas cautelares impostas no inquérito em que ele é investigado. A determinação foi feita pelo ministro Alexandre de Moraes após a divulgação de um vídeo em que Bolsonaro aparece discursando na saída de uma reunião com parlamentares da oposição, na Câmara dos Deputados, na segunda-feira (21). A informação foi publicada pelo g1.

Bolsonaro está proibido de utilizar redes sociais, direta ou indiretamente, conforme determinação do STF. A decisão também veta a retransmissão de vídeos, áudios ou transcrições de falas suas, inclusive em perfis de terceiros. Apesar disso, imagens do pronunciamento circularam amplamente em plataformas digitais.

No mesmo dia da divulgação do vídeo, Moraes reiterou em despacho que a proibição se estende a qualquer forma de publicação de conteúdo do investigado, por qualquer pessoa, alertando que ele não pode se valer desses meios para burlar a medida. O ministro também advertiu que o descumprimento pode resultar na revogação das medidas e decretação imediata da prisão.

Diante do episódio, Moraes determinou que os advogados de Bolsonaro sejam intimados para esclarecer, em até 24 horas, os motivos do eventual descumprimento.

Fonte: Brasil 247 com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário