quinta-feira, 31 de julho de 2025

Impedimento? Entenda por que o VAR anulou o gol do Palmeiras

Jogadores do Corinthians e Palmeiras se desentendem após lance no clássico da Copa do Brasil – Foto: Reprodução

No confronto entre Corinthians e Palmeiras pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o gol de empate marcado por Maurício no segundo tempo foi anulado por impedimento de Gustavo Gómez após análise do VAR. O Corinthians já vencia por 1 a 0. A jogada ocorreu aos 36 minutos, após cobrança de falta: Gómez ajeitou de cabeça e Maurício completou. O árbitro Wilton Pereira Sampaio validou a marcação feita pelo vídeo‑árbitro, que traçou a linha no momento da batida da bola.

A regra da FIFA determina que o impedimento ocorre quando qualquer parte da cabeça, corpo ou pés do jogador está mais próxima da linha de fundo do adversário do que o penúltimo defensor e a bola. A linha foi traçada na cabeça de Gómez, que apareceu ligeiramente à frente do defensor Raniele no momento da cobrança. Membros superiores não contam para esse cálculo — o limite é a base da axila.

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, detonou a arbitragem após o fim da partida: “Estamos no século 21, e trabalhamos com ferramentas do século passado”, afirmou. Ele rebateu ainda a interferência do VAR em decisões-chave da partida: “O VAR que apita e decide. O mesmo VAR marcou o pênalti, invalidou o gol… é muito mal assistir a isto na televisão”.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário