
O vereador de Recife Gilson Filho (PL), filho do ex-ministro do Turismo no governo Bolsonaro Gilson Machado Neto, publicou em suas redes sociais um vídeo fazendo piadas sobre o dedo mindinho amputado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As imagens, gravadas no plenário da Câmara Municipal do Recife durante sessão na última terça-feira (29), mostram o parlamentar ao lado do colega Thiago Medina (PL) questionando de forma jocosa o vereador Felipe Alecrim (Novo) sobre o “paradeiro” do dedo do presidente, com insinuações de cunho sexual.
“Eu nunca vi, até hoje, alguém levar uma facada fake. Agora, perder o dedinho para se aposentar…” iniciou em sua insinuação. “Eu já vi”, respondeu prontamente Medina.
Na sequência, a dupla questiona, com tom jocoso, “onde foi parar o dedo que Lula perdeu”. Como dois alunos do ensino fundamental, Gilson e Thiago abordam Alecrim: “Onde é que está o dedo que Lula perdeu?”. O vereador do Novo entendeu o que eles queriam dizer com a piada, também riu, mas evitou responder.
A vereadora Liana Cirne (PT) foi quem denunciou o caso ao compartilhar o vídeo original postado pelo próprio Gilson Filho. “Tive o desprazer de ver um vídeo de vereadores aqui do Recife rindo do acidente de trabalho que decepou o dedo de Lula”, afirmou a petista. “O mais curioso é que entre eles tem um que adora posar de cristão exemplar, mas acha que ser de esquerda nos desqualifica da fé. Coerência mandou lembranças”.
Lula perdeu o dedo mindinho da mão esquerda em 1964, quando trabalhava como torneiro mecânico na metalúrgica Independência, no bairro Vila Carioca, em São Paulo. O membro precisou ser amputado após acidente com uma prensa.
O próprio presidente já narrou o ocorrido em entrevistas: “Eu era um peão. Cheguei ao hospital com o macacão fedendo a graxa às 3h da manhã. O médico olhou para minha cara e disse: ‘Pra que esse peãozinho quer esse dedo? Vou logo tirar’. E tirou o cotozinho. Podia ter deixado o cotó para eu poder coçar o nariz”, disse em entrevista ao Jô Soares, em tom descontraído.
Esta não é a primeira vez que a amputação do dedo de Lula vira alvo de piadas. Em outubro de 2022, durante o segundo turno das eleições presidenciais, as buscas por “como Lula perdeu o dedo” dispararam no Google, demonstrando o interesse público pelo episódio que marcou a vida do ex-sindicalista.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário