domingo, 4 de maio de 2025

Guerra comercial entre EUA e China abre oportunidades para exportações brasileiras

Setores como calçados, soja e móveis registram alta na demanda, mas especialistas alertam para riscos de dumping chinês e instabilidade logística

       Exportações (Foto: ABr)

Um mês após o anúncio das tarifas comerciais pelo presidente dos EUA, Donald Trump, contra a China, o Brasil começa a colher benefícios em setores como calçados, soja e móveis, segundo informações do jornal O Globo. Importadores americanos estão buscando produtos brasileiros para substituir itens chineses, enquanto a China aumenta suas compras de soja no país.

No setor de soja, os embarques para a China já registravam alta de 34% no primeiro trimestre, totalizando US$ 6,7 bilhões. A demanda chinesa por grãos deve continuar crescendo, mas especialistas destacam a necessidade de políticas públicas para fortalecer a industrialização da soja no Brasil.

Os EUA também estão ampliando compras de produtos brasileiros, como alimentos e calçados. A Bella Giornata, por exemplo, prepara o envio de cinco contêineres de achocolatados e bebidas em pó, num negócio estimado em R$ 2 milhões. Já a indústria moveleira projeta crescimento de 47,9% nas exportações para os EUA nos próximos anos.

Entretanto, há preocupações com o dumping chinês, já que a China pode redirecionar seus excedentes para o Brasil. Em março, as importações de calçados chineses cresceram 51,7%, e o setor têxtil também teme uma invasão de produtos a preços artificialmente baixos.

Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário