Ex-presidente da Câmara teria ligado para a ministra Gleisi Hoffmann visando preservar aliados do Centrão em postos-chave do governo
Deputado federal Arthur Lira. Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados (Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados)
O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara, tem intensificado esforços para manter a força política do Centrão no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A movimentação ocorre em meio a mudanças internas que afetaram aliados do bloco em cargos estratégicos.
Segundo a coluna da jornalista Larissa Rodrigues, da CNN Brasil, Lira chegou a ligar para a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, após a destituição de dois nomes do Centrão que ocupavam postos na Caixa Econômica Federal. Na conversa, o deputado defendeu cautela nas substituições e argumentou que “algumas relações ainda podem ser reconstruídas” entre Planalto e Congresso.
◍ Governo tenta recompor base após derrota na Câmara
O Palácio do Planalto mapeia apoios no Legislativo após a retirada de pauta da medida provisória alternativa ao aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A derrota na Câmara acendeu o sinal de alerta sobre a solidez da base governista.
Nesse contexto, a Caixa Econômica ganhou centralidade. O banco é presidido por Carlos Vieira, nome indicado por Lira em novembro de 2023 e considerado peça-chave da articulação política.
◍ Gleisi sinaliza manutenção de Vieira na Caixa
Na última segunda-feira (13), Gleisi Hoffmann se reuniu com Vieira para tratar do futuro da instituição. A ministra indicou que pretende manter o atual presidente à frente do banco, mas a conversa também incluiu a lista de cortes e possíveis reposições. A permanência de Vieira reflete a influência de Lira junto ao governo, além da necessidade em equilibrar a relação com o Centrão para garantir estabilidade política.
◍ Lira mantém postura de colaboração em pautas-chave
Apesar das tensões em torno dos cargos, Lira tem demonstrado disposição para colaborar em projetos de interesse do Executivo. Recentemente, articulou a aprovação do projeto que isenta trabalhadores com renda de até R$ 5 mil do pagamento do Imposto de Renda, uma das prioridades do presidente Lula.
Fonte: Brasil 247 com informações da CNN Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário