Clara Ant, assessora de Lula, conversando com representante da comunidade judaica – Fábio Zanini/Folhapress
A assessora especial da Presidência da República, Clara Ant, abandonou no sábado (8) um jantar promovido pela Confederação Israelita do Brasil (Conib) durante o pronunciamento do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União). Com informações da Folha de S.Paulo.
O evento ocorreu em São Paulo, no contexto da 56ª Convenção da Conib, e reuniu autoridades, lideranças comunitárias e convidados para um jantar de gala. Durante sua fala, Caiado, que prega candidatura à Presidência no próximo ano, dirigiu críticas ao governo federal e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“O governo atual, do PT, do Lula, é um governo que prega o radicalismo, prega o ódio de classe, prega uns contra os outros, ricos contra pobres. Isso é inadmissível, isso é inaceitável”, declarou Caiado. Ele acrescentou que o governo federal é, segundo ele, “complacente, conivente com o narcotráfico”.

Sentada à mesa, Clara Ant levantou-se discretamente e deixou o salão por uma saída lateral ao ouvir a fala. Ao ser perguntada pelo Painel, ela afirmou lamentar o episódio: “O Caiado foi inadequado e desrespeitoso até com o Conib, que fez um evento sobre democracia, pluralidade e convivência. Era o que estava rolando aqui até agora”.
A assessora enfatizou que não tinha queixas contra a entidade judaica: “Não é nada contra o Claudio [Lottenberg, presidente da Conib], mas o Caiado foi bastante deselegante”. “Vou embora. Lamento, porque gostaria de ficar, é uma festa, estava tudo indo bem. Não estou aqui para julgar o que os outros falam, pensam, mas eu acho que [Caiado] foi desrespeitoso. E ele sabia que tinha uma pessoa aqui do governo”, acrescentou.
Apesar do incidente, a presença da assessora no evento foi interpretada como um indício da tentativa do governo federal de distensionar a relação com a comunidade judaica, abalada pelas críticas do presidente Lula à guerra de Israel contra Gaza.
Ela foi a única representante do governo petista presente entre a maioria de opositores, como os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Claudio Castro (RJ) e Eduardo Leite (RS).
Antes do jantar, Clara Ant se reuniu com representantes da Conib e entregou um relatório de 24 páginas produzido pela Presidência, intitulado “Destaques da relação entre Lula, Israel e a Comunidade Judaica”, que inclui viagens, condenações de antissemitismo e enunciados de defesa de solução em dois Estados para o conflito israelo-palestino.
Fonte: DCM com informações da Folha de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário