quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Guarda Civil de Apucarana promove aula prática de educação no trânsito para alunos da rede municipal



Estudantes do 4º ano da Escola Municipal Karel Kober, no Jardim América, participaram nesta quarta-feira (17/09) de uma blitz educativa coordenada por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) da Prefeitura de Apucarana. O ponto de abordagem foi montado na Rua Piratininga, em frente ao Centro da Juventude, e permitiu que os alunos colocassem em prática regras de trânsito trabalhadas em sala de aula no programa de educação desenvolvido pela própria GCM.

A ação integra a programação da Semana Nacional de Trânsito e será realizada em cinco escolas, abrangendo alunos dos quartos anos. “É uma atividade que envolve a comunidade escolar, levando conscientização sobre a importância do respeito às regras de trânsito e da segurança viária”, destacou o prefeito Rodolfo Mota, frisando que a primeira escola a receber a ação foi a “Monsenhor Arnaldo Beltrami, do Jardim Aeroporto.

Durante a atividade, os estudantes, acompanhados por professores e agentes da segurança pública, entregam materiais informativos e conversam com motoristas e motociclistas sobre atitudes responsáveis no trânsito, como o uso do cinto de segurança, respeito à faixa de pedestres, utilização do capacete, proibição do uso do celular e atenção aos limites de velocidade. O comandante da GCM, Pablo Aparecido Rocha Pereira, salienta que a iniciativa tem caráter pedagógico, proporcionando aos alunos uma vivência prática de cidadania. “Com esta ação, reforça-se na nova geração a importância da educação para a formação de um trânsito mais seguro e humano. Já para os condutores, é uma oportunidade de reflexão sobre suas condutas ao volante e de adoção de práticas mais conscientes”, observou.

O secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito (Segtran), major Vilson Laurentino da Silva, diz que a iniciativa reforça os princípios da política de segurança viária. “O trânsito seguro se constrói com prevenção e conscientização. Cada atitude individual — usar o cinto, respeitar a faixa, não usar o celular ao volante — tem reflexo coletivo. Quando o cidadão adota comportamentos corretos, reduzimos os riscos de acidentes e salvamos vidas. A responsabilidade é compartilhada, mas o compromisso precisa ser de todos”, enfatizou o secretário.

As demais escolas a receber a blitz educativa são: Professor Idalice Moreira Prates, no Parque Bela Vista, Professor Alcides Ramos, no Núcleo Habitacional Osmar Guaracy Freire, e Mateus Leme, na Vila Santa Terezinha.



Fonte: Prefeitura de Apucarana

Nenhum comentário:

Postar um comentário