Marcos Rogério de Souza deixa o cargo após publicar atos sem aval; Marcelo Weick Pogliese é o novo titular da pasta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou o secretário de Assuntos Jurídicos (SAJ) da Presidência da República, Marcos Rogério de Souza. A informação foi divulgada pela CNN Brasil com base em relatos de fontes do Palácio do Planalto, que confirmaram que a decisão foi comunicada na noite de segunda-feira (11).
Segundo assessores presidenciais ouvidos pela reportagem, Marcos Rogério teria desagradado Lula ao autorizar a publicação de atos que não passaram pela aprovação prévia do presidente. Essa postura teria gerado desconforto interno e precipitado a mudança no comando de um dos postos mais estratégicos do governo.
Nesta terça-feira (12), o advogado Marcelo Weick Pogliese foi convidado para assumir a função. Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Pogliese é professor da Universidade Federal da Paraíba e já foi o número dois da SAJ durante a gestão de Wellington César de Lima e Silva, atualmente advogado-geral da Petrobras.
A saída de Marcos Rogério marca a terceira troca no comando da Secretaria de Assuntos Jurídicos desde o início do atual mandato presidencial. Responsável por analisar juridicamente todas as publicações do chefe do Executivo, incluindo medidas provisórias, projetos de lei e decretos presidenciais, a SAJ é considerada uma peça-chave para garantir a legalidade e a consistência das decisões do Planalto.
Fonte: DCM com informações da CNN Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário