terça-feira, 21 de outubro de 2025

Moraes faz duro discurso contra o núcleo 4 da trama golpista: 'covardes'

"Eles atacam não só a pessoa, mas a família", disse o ministro, relator no STF da investigação sobre a tentativa de golpe. Vídeo

     Alexandre de Moraes (Foto: Rosinei Coutinho/STF)

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes fez um duro discurso nesta terça-feira (21) contra o núcleo 4 da trama golpista e afirmou que o grupo das fake news tem como “modus operandi a covardia”. O magistrado é relator da investigação na Corte.

“É o modus operandi dessas milícias digitais: a covardia. Eles atacam não só a pessoa, mas a família. Milicianos covardes e criminosos que atacam a família”, afirmou o ministro durante a leitura de seu voto.

Em seu voto, Moraes também criticou o documento contratado pelo PL junto à empresa Voto Legal, para desacreditar o sistema eleitoral brasileiro. A empresa era presidida pelo então engenheiro Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, réu no processo.

“Uma das coisas mais bizarras que a Justiça Eleitoral tenha recebido desde a sua criação [o relatório]. Após a derrota nas urnas, o PL apresentou uma representação para fazer uma verificação extraordinária das urnas”, afirmou.

O julgamento

No processo que apura a tentativa de golpe, o Supremo Tribunal Federal já aplicou condenações apenas ao Núcleo 1, grupo que tem entre seus integrantes o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete envolvidos.

O julgamento segue de forma fatiada, com cada núcleo sendo analisado em momentos distintos. Depois do bloco 4, que já entrou em pauta, a Corte reservou o mês de novembro para examinar o Núcleo 3, no dia 11, e dezembro para avaliar o Núcleo 2.

Enquanto isso, o Núcleo 5 permanece sem previsão para chegar ao plenário. Essa parte da ação envolve o empresário Paulo Figueiredo, neto do ex-presidente João Figueiredo, que reside nos Estados Unidos e até agora não apresentou defesa no processo.
Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário