O Distrito Federal foi classificado como a unidade federativa mais segura para dirigir no Brasil, segundo estudo do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) divulgado esta semana. O IRIS (Indicadores Rodoviários Integrados de Segurança) avaliou os 26 estados e DF com base em sete pilares do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.
O DF obteve quatro pontos de cinco possíveis, destacando-se principalmente nos pilares de Gestão da Segurança no Trânsito (10 pontos) e Normatização e Fiscalização (10 pontos). Na sequência do ranking aparecem Rio Grande do Sul (3,86 pontos), Goiás, Paraná e Rio de Janeiro (3,71 pontos cada).
A Região Norte concentrou os piores resultados, com Amazonas (1,86 pontos) na última posição, seguido por Pará (2,14 pontos), Amapá, Maranhão e Roraima (2,29 pontos cada). O estudo ressalta que baixos números de infrações nem sempre indicam segurança viária, podendo refletir apenas falta de fiscalização.
O IRIS analisou sete dimensões incluindo gestão da segurança, qualidade das vias, segurança veicular, educação para o trânsito, atendimento às vítimas, fiscalização e indicadores de mortalidade. São Paulo se destacou em Vias Seguras (10 pontos) e Indicadores de Mortalidade (10 pontos), enquanto o Amazonas apresentou os piores desempenhos em Educação para o Trânsito e Normatização e Fiscalização.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário