Magda Chambriard afirma que produção nacional crescerá, mas prefere não garantir equilíbrio com consumo interno até o fim da década
Em entrevista à CNN Brasil, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, declarou que o Brasil estará "próximo da autossuficiência" na produção de óleo diesel até 2029. A meta é reduzir de forma expressiva a dependência de importações, aproximando a oferta interna do volume consumido no país.
A afirmação de Chambriard ocorre em um momento de tensão geopolítica. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que assumiu seu segundo mandato em 2025, ameaça impor tarifas a países que compram petróleo e derivados da Rússia, enquanto pressiona Moscou pelo fim da guerra na Ucrânia.
Atualmente, entre 75% e 80% do diesel consumido no Brasil é produzido internamente. A Petrobras é responsável pela maior parte desse volume e, no segundo trimestre de 2025, alcançou a marca de 680 mil barris por dia (mbpd) em capacidade de refino. A parcela restante da demanda nacional é suprida por importações, com destaque para a Rússia, que responde por 61% do total importado.
De acordo com Magda Chambriard, o plano estratégico da companhia prevê a ampliação da capacidade de refino em 200 mbpd até 2029. A meta é refinar integralmente a produção da estatal na forma do diesel S10, que tem menor teor de enxofre, apresenta melhor desempenho e causa menos impacto ambiental que o diesel S500.
Apesar dos avanços previstos, a executiva reconhece que o consumo também deve crescer no período, o que impede uma projeção exata de equilíbrio entre produção e demanda. “Vamos nos aproximar da autossuficiência”, afirmou.
Entre os principais investimentos listados no plano de negócios 2025-2029, destacam-se o Trem 2 da Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca (PE), com capacidade estimada de 88 mbpd, e o Complexo de Energias Boaventura, em Itaboraí (RJ), que poderá produzir até 76 mbpd.
A presidente da estatal também cita medidas adicionais que contribuirão para o objetivo: a elevação da mistura de biodiesel para 15% e o aumento da participação do diesel R, uma variante menos poluente resultante do coprocessamento com insumos de origem vegetal ou animal, como óleo de soja.
Fonte: Brasil 247 com CNN Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário