Nova fase da Operação Overclean investiga fraudes com emendas parlamentares e manipulação de licitações em Campo Formoso, irmão de deputado é um dos alvos
Agente da Polícia Federal e servidor da Controladoria-Geral da União (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (17) a quinta fase da Operação Overclean, com foco no desvio de verbas públicas destinadas por emendas parlamentares ao município de Campo Formoso, na Bahia. Segundo O Globo, o principal alvo é o irmão de um deputado federal, apontado como peça-chave em um esquema de corrupção que teria movimentado R$ 85,7 milhões.
A investigação apura fraudes em processos licitatórios, corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro, fraude em contratos administrativos e embaraço às investigações. As ações se concentraram nos municípios baianos de Salvador, Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Mata de São João, além de Brasília (DF) e Petrolina (PE). No total, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que também determinou o bloqueio de recursos dos investigados, tanto pessoas físicas quanto jurídicas.
A operação contou com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal. Durante a ação, um servidor público foi afastado cautelarmente de suas funções, conforme ordem judicial. As suspeitas apontam para a existência de um núcleo organizado que teria atuado para direcionar contratos públicos mediante manipulação de licitações, em especial no repasse de recursos oriundos de emendas parlamentares federais para obras e serviços em Campo Formoso.
Em nota, a Polícia Federal destacou que "os crimes apurados incluem integrar organização criminosa, embaraço a investigação, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro."
Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário