segunda-feira, 3 de novembro de 2025

PT lidera ranking de relevância dos partidos nas redes sociais

Estudo da consultoria Nexus aponta o PT à frente do PL e do Novo em engajamento digital entre janeiro e julho de 2025

          PT lidera ranking de relevância dos partidos nas redes sociais (Foto: Alessandro Dantas)

O Partido dos Trabalhadores (PT) ocupa a primeira posição em um novo levantamento sobre a relevância dos partidos políticos brasileiros nas redes sociais, divulgado pela consultoria Nexus nesta segunda-feira (3). O estudo mostra que a sigla se destaca no ambiente digital, superando o Partido Liberal (PL) e o Novo, que aparecem na segunda e terceira colocação, respectivamente.

O ranking da Nexus levou em consideração quatro indicadores principais: frequência de postagens, número total de interações, volume de seguidores e eficiência — que mede a média de engajamento por publicação. As plataformas analisadas foram Instagram, Facebook, X (antigo Twitter), YouTube e TikTok, cobrindo o período de 1º de janeiro a 31 de julho de 2025. A partir desses parâmetros, a consultoria atribuiu pontuações que variam de zero a 100, representando o desempenho digital de cada legenda.

O CEO da Nexus, Marcelo Tokarski, explicou que o cenário das redes sociais reflete a polarização política do país. “Neste estudo, vemos que a disputa de espaço e narrativas das redes imita a disputa política que temos no Brasil hoje entre o PT, principal partido de esquerda e legenda do presidente da República, e a oposição bolsonarista, representada hoje pelo PL”, afirmou. Segundo ele, “os perfis destes dois partidos se descolam dos demais nas discussões políticas no ambiente digital”.

● Desempenho individual nas plataformas

Entre as cinco redes analisadas, o PT aparece na liderança em todas. O PL mantém o segundo lugar em três delas — TikTok, YouTube e Instagram. No Facebook, a vice-liderança é ocupada pelo PSOL, enquanto no X o destaque é o PCO, que aparece à frente das demais siglas no engajamento por postagem.Dos 29 partidos oficialmente registrados no país, apenas três — PMN, PRTB e PMB — ficaram de fora do levantamento, por não terem publicado nenhum conteúdo nas redes durante o período analisado.

● O 8 de Janeiro como tema dominante

A pesquisa também apontou que as postagens relacionadas aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 dominaram o debate político nas redes. Segundo a Nexus, os conteúdos sobre o episódio concentraram os maiores índices de engajamento, especialmente quando tratavam das consequências legais e políticas dos ataques.O PT alcançou seus melhores resultados ao abordar o tema de forma crítica, enquanto o PL obteve alto volume de interações ao defender o perdão ou anistia aos envolvidos na tentativa de golpe. Essa diferença de abordagem, destaca o estudo, evidencia a polarização que ainda marca o cenário político brasileiro tanto nas ruas quanto no ambiente digital.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário