domingo, 12 de outubro de 2025

Governo Lula acelera estudos para adoção de tarifa zero no transporte público

Passageiros desembarcam de ônibus em terminal urbano de SP – Foto: Reprodução

O governo Lula (PT) pretende transformar a tarifa zero no transporte público em uma das principais bandeiras da campanha pela reeleição em 2026. A equipe do Ministério da Fazenda realiza estudos para calcular o custo e definir o modelo de financiamento do programa, conforme antecipou o ministro Fernando Haddad em entrevista à EBC. A meta é apresentar uma proposta ainda em 2025, consolidando o projeto como símbolo de inclusão social e mobilidade. Com informações da Folha de S.Paulo.

O deputado Jilmar Tatto, vice-presidente do PT, afirmou que as discussões avançam em ritmo acelerado. “Estamos conversando com a equipe do ministro Haddad e diversos representantes de prefeitos e do setor de transporte para definir o mais rapidamente possível uma forma de financiamento”, disse.

O tema será debatido em audiência pública marcada para 21 de outubro na Comissão de Política Urbana da Câmara. O encontro reunirá integrantes do governo, prefeitos e parlamentares para discutir a viabilidade financeira do projeto e o papel de União, estados e municípios na sua implementação.

Embora o Planalto reconheça que não há tempo hábil para implantar a tarifa zero ainda no próximo ano, a proposta é vista como peça central para fortalecer a imagem de Lula.

O presidente Lula – Foto: Reprodução
A avaliação é de que a entrega da isenção do Imposto de Renda aos trabalhadores de menor renda reforça a credibilidade do governo em novas promessas sociais.

O presidente encomendou ao Ministério da Fazenda um estudo sobre o custo da gratuidade em todo o país.

O levantamento considera não apenas o investimento direto, mas também o impacto econômico positivo que a medida pode gerar, com aumento no consumo e na arrecadação. Experiências anteriores mostram retorno financeiro e social favorável, e o governo avalia modelos testados em municípios que já adotam transporte gratuito.

A expectativa é de que o programa também contribua para conter a inflação, reduzindo a pressão de reajustes de tarifas de ônibus sobre o índice de preços ao consumidor.

Atualmente, 138 municípios brasileiros já oferecem transporte gratuito, e técnicos do governo acreditam que uma expansão gradual pode ocorrer sem afetar o equilíbrio fiscal, desde que o modelo de financiamento seja sustentável e tenha adesão dos entes federativos.

Fonte: DCM

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