sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

STF marca julgamento do núcleo 2 da trama golpista

Fernando de Sousa Oliveira; Filipe Martins; Marcelo Costa Câmara; Marília Ferreira de Alencar; Mário Fernandes; Silvinei Vasques: os integrantes do núcleo 2 da trama golpista. Foto: Reprodução


Na próxima terça (9), o Supremo Tribunal Federal (STF) dará início ao julgamento do núcleo 2 da trama golpista. O grupo é acusado de elaborar a “minuta do golpe”, monitorar autoridades e por propor ações violentas para “neutralizar” pessoas durante as eleições de 2022.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o núcleo 2 também foi responsável por articular dentro da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para dificultar o voto de eleitores da Região Nordeste nas eleições de 2022.

Os réus respondem por crimes graves, como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

O julgamento ocorrerá ao longo de diversas sessões, com datas reservadas para os dias 9, 10, 16 e 17 de dezembro. A primeira está marcada para a próxima terça e ocorrerá em dois turnos: manhã (das 9h às 12h) e tarde (das 14h às 19h).

Sessão da 1ª Turma do Supremo. Foto: Andressa Anholete/SCO/STF

A análise do caso poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal do STF no YouTube. O presidente da Primeira Turma do STF, ministro Flávio Dino, organizou a agenda de julgamentos com base no pedido do relator da AP 2693, ministro Alexandre de Moraes.

O núcleo 2 é formado por:

  • Fernando de Sousa Oliveira (delegado da Polícia Federal);
  • Filipe Garcia Martins Pereira (ex-assessor internacional da Presidência da República);
  • Marcelo Costa Câmara (coronel da reserva do Exército e ex-assessor da Presidência);
  • Marília Ferreira de Alencar (delegada e ex-diretora de Inteligência da Polícia Federal);
  • Mário Fernandes (general da reserva do Exército);
  • Silvinei Vasques (ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal).
Até o momento, 24 réus foram condenados, incluindo membros do núcleo 1, formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes do governo, e os núcleos 3 e 4. O núcleo 5, composto apenas pelo bolsonarista Paulo Figueiredo, ainda não teve sua denúncia apreciada.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário