sábado, 11 de outubro de 2025

STJD deve decidir sobre punição de Bruno Henrique até o fim de outubro

Atacante do Flamengo continua atuando com efeito suspensivo e aguarda julgamento final no tribunal até 31 de outubro

        Bruno Henrique (Foto: Pilar Olivares/Reuters)

O julgamento final de Bruno Henrique, atacante do Flamengo, pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), deverá ocorrer até o final deste mês, possivelmente na última semana de outubro. De acordo com o jornal O Globo, a expectativa é que o Pleno do tribunal reanalise o caso do jogador, que está sob efeito suspensivo desde a decisão em primeira instância, em setembro. Enquanto aguarda o julgamento, Bruno Henrique segue atuando em competições partidas do Campeonato Brasileiro e semifinal da Libertadores.

A punição inicial imposta ao jogador, que inclui 12 jogos de suspensão e uma multa de R$ 60 mil, foi determinada após a constatação de que o atacante forçou um cartão amarelo para beneficiar apostadores em uma partida do Campeonato Brasileiro de 2023, contra o Santos. Apesar de ter sido condenado pelo STJD, Bruno Henrique não cumpre a pena devido ao efeito suspensivo concedido pelo Flamengo. Isso permite que ele participe de jogos enquanto aguarda a decisão definitiva do tribunal, que deve ocorrer em breve.

A defesa do jogador demonstrou tranquilidade com a demora no andamento do processo. Em 4 de setembro, a Primeira Comissão Disciplinar do STJD votou por 4 a 1 pela punição de Bruno Henrique, com base no artigo 243-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de condutas que prejudicam a ética esportiva e influenciam os resultados das partidas. A suspensão imposta ao jogador, no entanto, se aplica apenas às competições do Campeonato Brasileiro.

Bruno Henrique, que também enfrenta acusações na Justiça Comum, não será o único afetado por esta decisão. Além dele, outros atletas e pessoas envolvidas no caso também receberam punições, como o irmão do jogador, Wander Nunes Pinto Junior, e outros amadores, com penas variando de 6 a 14 jogos de suspensão. A defesa do Flamengo, liderada pelo advogado Michel Assef, já anunciou que recorrerá da sentença, assim como a Procuradoria do STJD pode tomar medidas para reverter a decisão.

Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário