segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Investimentos em infraestrutura batem recorde no governo Lula, aponta Abdib

Levantamento destaca efeito do Novo PAC e do Banco do BRICS na retomada do setor

        Leilão da Amazônia reduz custo de energia em até 46% (Foto: Agência Brasil)

O Brasil vive um novo ciclo de expansão em obras e projetos de infraestrutura. Um levantamento da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), divulgado neste domingo (12), aponta crescimento expressivo dos investimentos no setor durante o terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A informação foi publicada pelo portal RT Brasil.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Uallace Moreira, o resultado é reflexo da retomada de políticas públicas voltadas para fortalecer a indústria e criar um ambiente favorável à participação do setor privado. Ele citou o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a Nova Indústria Brasil (NIB) como eixos fundamentais desse processo. Embora tenha feito críticas aos governos anteriores de Michel Temer e Jair Bolsonaro, Moreira ressaltou o papel atual das medidas de incentivo que estimularam a confiança e os aportes no segmento.

◈ Apoio do Banco do BRICS

O Banco de Desenvolvimento do Novo Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco do BRICS e presidido por Dilma Rousseff, tem ganhado relevância nesse cenário. O governo federal negocia a captação de R$ 2,7 bilhões junto à instituição para reforçar o Fundo de Desenvolvimento Regional, com foco em obras do Novo PAC voltadas às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Dilma destacou que os investimentos priorizam a modernização logística e a transição energética. “Estamos discutindo, fundamentalmente, como levar infraestrutura logística, portos, terminais e rodovias para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, garantindo que haja uma transição energética justa com a adoção de fontes alternativas de energia, inclusive com o uso de biocombustíveis, e cidades inteligentes”, afirmou.

◈ Projetos estratégicos em andamento

Entre os financiamentos já aprovados, está a modernização do Anel Rodoviário de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O projeto recebeu R$ 1 bilhão do NDB para ampliar a segurança viária e melhorar o escoamento logístico, considerado vital para o transporte de cargas no estado.

Fonte: Brasil 247 com informações do portal RT Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário