quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Avião ilegal cruza fronteira da Venezuela com o Brasil e é detido pela FAB


Avião vindo da Venezuela atingido pela FAB. Foto: FAB

A Força Aérea Brasileira interceptou um avião monomotor que entrou no espaço aéreo do Brasil a partir da Venezuela na manhã de quarta-feira (19). A aeronave, de matrícula adulterada, foi detectada pelos radares da FAB sobrevoando a Terra Indígena Yanomami por volta das 7h, sem plano de voo e sem contato com os órgãos de controle de tráfego aéreo, enquadrando-se como suspeita de tráfico de drogas.

Imediatamente, dois caças A-29 Super Tucano decolaram para a interceptação. Os militares aplicaram as medidas de averiguação e, em seguida, as medidas de intervenção, que consistem na determinação para que a aeronave interceptada modifique sua rota para pousar em um aeródromo indicado.

O piloto da aeronave ignorou todas as ordens da FAB. Diante da falta de colaboração, foi disparado um tiro de aviso. “Como o piloto permaneceu irredutível, a aeronave foi reclassificada como hostil e passou a estar sujeita ao Tiro de Detenção”, disse a Força em comunicado.

Marcas de tiro no avião interceptado pela FAB. Foto: reprodução
Em vez de obedecer, o piloto realizou um pouso forçado em uma pista de terra na região de Surucucu, dentro da Terra Indígena Yanomami. Um helicóptero H-60 Black Hawk foi enviado ao local com uma equipe para isolar a área e realizar as Medidas de Controle no Solo.

A verificação constatou que o piloto havia fugido. Posteriormente, uma equipe de militares do Comando Conjunto Catrimani II foi transportada para o local e realizou a neutralização do avião, que tinha a matrícula adulterada.

A operação foi conduzida pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e seguiu rigorosamente o protocolo estabelecido pelo Decreto nº 5.144/2004 para aeronaves suspeitas de tráfico de entorpecentes.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário