Pedestres enfrentam chuva intensa com guarda-chuvas em avenida movimentada durante temporal – Foto: Reprodução
O Sul do Brasil deve enfrentar temporais intensos nesta quinta-feira (2), com maior risco em Santa Catarina. A previsão aponta chuva persistente entre 50 e 100 milímetros na Grande Florianópolis até o dia 4, volume equivalente a dois terços da média mensal. O excesso de água pode causar alagamentos em áreas urbanas e dificuldades em rodovias da região.
Segundo a meteorologista Andrea Ramos, a condição extrema ocorre pela combinação de alta pressão no oceano, que traz umidade para o continente, e a circulação de ventos em níveis mais altos, que favorece a formação de nuvens carregadas. “Pontualmente pode sim ter temporais trazendo alguns volumes significativos, e o destaque, sem dúvida nenhuma, fica ali no oeste de Santa Catarina, pegando também o noroeste do Rio Grande do Sul”, explicou. As áreas mais afetadas incluem o oeste de SC, noroeste do RS e o sul e sudoeste do Paraná.
No restante do país, o tempo deve permanecer estável em grande parte do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, com baixa umidade do ar em algumas regiões, chegando a menos de 30%. Já no Norte, as chuvas se concentram no Amazonas, Roraima e Acre, com volumes acima de 60 milímetros em alguns pontos. O Inmet recomenda que a população evite enfrentar o mau tempo, desligue aparelhos elétricos em áreas de risco e fique atenta a alterações em encostas.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário