terça-feira, 18 de novembro de 2025

Regional de Saúde promove Oficina “Previne Dengue” nesta quarta-feira


        Foto: Divulgação

A 16ª Regional de Saúde de Apucarana promove nesta quarta-feira (19), no auditório da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR) a Oficina Previne Dengue. O evento dá continuidade às ações da campanha preventiva e às atividades do Diagnóstico Situacional da Atenção e Vigilância em Saúde.

A capacitação deve reunir cerca de 120 técnicos dos 17 municípios ligados à 16ª Regional de Saúde de Apucarana. O evento tem por objetivo fortalecer as ações municipais de vigilância, prevenção, assistência e controle da dengue, por meio da construção orientada de um “Plano de Ação Municipal”.

O chefe da 16ª RS, Paulo Vital, ressalta a importância de todos municípios participarem ativamente das oficinas. “Essa é a primeira de cinco oficinas previstas até o dia nove de dezembro, sendo que quatro serão realizada na UTFPR e a última em Arapongas”, informa Vital, conclamando todos municípios a participarem ativamente deste trabalho de orientação e prevenção.

Marcelo Viana de Castro, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, informa que nas oficinas serão focadas as fragilidades identificadas durante o processo de diagnóstico situacional no território, e a necessidade de integração entre Atenção Primária, Vigilância em Saúde e Rede Assistencial.

Segundo Viana, “diante do atual período sazonal e epidêmico, a Regional de Saúde reforça que o fortalecimento da atuação junto às equipes é essencial para a oportuna identificação e manejo de casos suspeitos, redução das formas graves, prevenção de óbitos evitáveis, intensificação das estratégicas de controle vetorial e a indispensável mobilização da população”.

Conforme destaca ainda o diretor da RS, Paulo Vital, a atividade faz parte da agenda permanente de apoio técnico da 16ª Regional aos municípios. “Nosso objetivo é atualizar e qualificar as equipes dos municípios, antecipando as ações preventivas ao período de maior risco climático e epidemiológico do Aedes aegypti”, enfatiza Vital.

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário