quarta-feira, 22 de outubro de 2025

CCJ do Senado votará recondução de Paulo Gonet à PGR em novembro

Comissão sabatinará o procurador-geral em 12 de novembro antes da votação em plenário

   Paulo Gonet - 02/09/2025 (Foto: Rosinei Coutinho/STF)

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), deu aval para que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) analise, em novembro, a recondução de Paulo Gonet ao comando da Procuradoria-Geral da República (PGR). A decisão do senador autoriza formalmente o início do processo legislativo que confirmará, ou não, o nome do atual procurador-geral. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reconduziu Gonet ao cargo em agosto deste ano. Para que o ato tenha validade, é necessária a aprovação do Senado Federal, que começa a análise pela CCJ e finaliza o processo com a votação em plenário.

◈ Calendário da CCJ já está definido

Segundo a coluna da jornalista Camila Bomfim, do g1, o cronograma estabelecido por Omar Aziz (PSD-AM), relator da indicação, e pelo presidente da comissão, Otto Alencar (PSD-BA), prevê duas datas centrais. O relatório de Aziz será apresentado aos senadores no dia 5 de novembro, e a sabatina e votação na CCJ ocorrerão em 12 de novembro. Após essa etapa, caberá novamente ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, definir a data em que o plenário apreciará a recondução de Paulo Gonet à PGR.

◈ Recondução deve ocorrer sem grandes entraves

Paulo Gonet, atual chefe do Ministério Público Federal, é considerado um nome de perfil técnico e discreto, o que tem contribuído para reduzir resistências dentro e fora do Congresso. A expectativa entre senadores é que sua recondução avance com tranquilidade e seja confirmada ainda antes do fim do ano legislativo.

Com o aval de Alcolumbre e o calendário da CCJ definido, o Senado dá mais um passo rumo à consolidação de Gonet em um novo mandato à frente da Procuradoria-Geral da República, fortalecendo a continuidade institucional do órgão.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário