terça-feira, 19 de agosto de 2025

"Vitória" que Tarcísio defendeu entregar a Trump é ataque à Rússia

Governador de São Paulo sugere que Brasil abandone importação de diesel russo para agradar presidente dos Estados Unidos e reduzir tarifaço

Tarcísio de Freitas usa boné com slogan da campanha de Donald Trump (Foto: Reprodução/YouTube)

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), defendeu nesta segunda-feira (18) que o Brasil deveria oferecer uma “vitória” ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como forma de destravar as negociações sobre o tarifaço imposto contra produtos brasileiros. A declaração foi feita em palestra a investidores, em São Paulo.

Ao detalhar suas propostas, Tarcísio apontou que uma dessas vitórias poderia ser justamente um ataque à Rússia, parceira estratégica do Brasil nos BRICS. O governador sugeriu que o país interrompesse a compra de diesel russo para agradar Trump. “A gente tem, na nossa relação com a Rússia, por exemplo, a compra de diesel, a compra de fertilizante. O fertilizante é absolutamente necessário. O diesel, nem tanto. A gente não precisa do diesel que vem da Rússia para nada. Então, será que não posso fazer um gesto nesse sentido?”, questionou.

O governador paulista também indicou que outra possível concessão seria ampliar os investimentos de empresas brasileiras nos Estados Unidos. “Quantas empresas brasileiras investem já nos Estados Unidos? Quantas empresas brasileiras já são campeãs nos Estados Unidos? Se a gente somar isso, quanto é que a gente está falando de investimento nos próximos anos? Então, a gente pode começar a dar algumas vitórias. A gente pode começar uma negociação e entregar essa vitória”, disse Tarcísio.

Segundo ele, ao dar vitórias a Trump, o Brasil poderia obter benefícios em troca, sobretudo a redução da tarifa de 50% imposta por Washington. “Se a gente consegue reduzir a tarifa, eu tiro a tarifa, volto para o patamar anterior no setor de máquinas e equipamentos, no café, no pneu, na proteína animal, no pescado, a gente vai ter uma vitória”, declarou.

A sobretaxa anunciada pelo presidente americano, que justificou a medida com críticas à forma como o ex-presidente Jair Bolsonaro vem sendo tratado pelo Supremo Tribunal Federal em processos relacionados à trama golpista, é considerada um golpe duro contra a economia paulista, já que os Estados Unidos são o principal destino das exportações do estado. Ao defender o entreguismo a Trump, Tarcísio deu uma demonstração explícita de submissão e foi amplamente criticado nas redes sociais.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário