quarta-feira, 7 de maio de 2025

‘Cadê o povo?’: Ato bolsonarista por anistia flopou em Brasília; veja o VÍDEO

 

Protesto bolsonarista por anistia teve baixa adesão em Brasília. Foto: Divulgação
A manifestação organizada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro na tarde desta quarta-feira (7), em Brasília, teve baixa adesão e não mobilizou grandes públicos, como era esperado por seus organizadores. O ato, promovido pelo pastor Silas Malafaia em defesa da anistia ampla para réus e condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, reuniu um público muito aquém do projetado.

Mesmo com a expectativa de participação de Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro — ele ainda está em recuperação de uma cirurgia —, o protesto não conseguiu lotar o Eixo Monumental nem mobilizar multidões, a exemplo do que acontecer em eventos anteriores organizados pelo mesmo grupo em Copacabana, no Rio, e na Avenida Paulista.

O ponto de concentração foi montado nas imediações da Torre de TV, e a marcha seguiu pela Via S1 até a Avenida José Sarney, onde barreiras de segurança foram posicionadas para impedir o acesso à Praça dos Três Poderes. Ainda assim, a movimentação foi tranquila e sem incidentes.

A segurança pública do Distrito Federal reforçou o policiamento e restringiu o acesso ao Congresso Nacional, ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Palácio do Planalto, lembrando o forte esquema implementado após os ataques de janeiro de 2023. A manifestação desta quarta, no entanto, não apresentou risco de invasão e transcorreu de forma pacífica — e esvaziada.

Nas falas dos participantes, sobraram críticas ao STF e aos presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), acusados de barrar ou esvaziar o projeto de anistia articulado pelo bolsonarismo.

A proposta defendida por parlamentares ligados a Bolsonaro busca impedir a responsabilização de centenas de envolvidos na tentativa de golpe.

Ainda assim, o ato em Brasília não ganhou tração nem apoio popular expressivo, e a imagem de um protesto esvaziado reforçou o contraste com os apelos dos organizadores, que esperavam uma grande mobilização nacional.

Fonte:  DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário