Luiz Marinho, Márcia Lopes e Geraldo Alckmin compareceram à Feira Nacional da Reforma Agrária, em São Paulo
O papel dos movimentos populares e, em especial, da Feira Nacional da Reforma Agrária, em São Paulo, na formação de uma nova consciência política e ambiental para a população foi destacado por ministros do governo Lula que passaram pelo evento neste final de semana, destaca reportagem do Brasil de Fato.
Luiz Marinho, titular do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e Márcia Lopes, da pasta das Mulheres, participaram da feira no sábado (10). O presidente em exercício Geraldo Alckmin também compareceu, neste domingo (11).
Lopes participou da conferência “Agroecologia: Produzir alimentos e enfrentar a crise climática”, onde destacou que a feira da reforma agrária é “a expressão de um processo de trabalho de mais de 40 anos”.
“Eu acompanho, sou admiradora do MST porque, mais do que o acesso à terra, o movimento e os militantes foram entendendo a organização social do nosso país, a economia, os desdobramentos da nossa desigualdade, a fome e o potencial que a terra e que a natureza nos dá. Então, é um processo de formação permanente, e [a feira] é um momento de apresentação do resultado de mais de 1,8 mil produtos que eles fazem”, afirmou ao Brasil de Fato.
Marinho afirmou ao site que, após cinco edições, considera sua presença na feira como “obrigatória”. Para ele, a feira tem um papel de “provocar a formação das pessoas” para em relação à preservação do meio ambiente e ao cuidado com o planeta.
Da sua parte, Alckmin fez uma publicação nas redes sociais, em que destacou o "papel crucial" do MST para a agroecologia, a produção orgânica e a geração de renda para a agricultura familiar. "Conversei com agricultores, visitei os estandes e pude constatar o compromisso do movimento com o cooperativismo e a agricultura sustentável", escreveu Alckmin nas redes sociais.
Fonte: Brasil 247 com Brasil de Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário