quarta-feira, 7 de maio de 2025

Após demissão de Lupi, Ciro admite ser candidato a presidente em 2026

Ex-presidenciável diz que pode “ser tudo”. Presidente do PDT afirma que a campanha de 2026 "ainda não está sendo discutida"

      Ciro Gomes (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

O ex-presidenciável do PDT Ciro Gomes pode reavaliar sua decisão de 2022 de não concorrer mais a nenhum cargo eletivo. Ciro afirmou à CNN Brasil que, embora não se considere candidato no momento, não descarta a possibilidade de “ser tudo” no futuro. A revelação acendeu especulações sobre sua atuação política nas eleições de 2026.

Ciro tem sido, desde a campanha de 2022, um crítico ferrenho do presidente Lula (PT), muitas vezes servindo até mesmo de linha auxiliar do bolsonarismo. No último pleito presidencial, ele tentou se apresentar como uma 'terceira via' entre Lula e Jair Bolsonaro (PL) e terminou a disputa com apenas 3,04% dos votos, atrás de Simone Tebet (MDB).

Clima no PDT - O clima de descontentamento dentro do PDT se intensificou na terça-feira (6), quando a bancada na Câmara dos Deputados anunciou oficialmente sua saída da base aliada do governo do presidente Lula. O motivo foi a demissão de Carlos Lupi do Ministério da Previdência, em decorrência das revelações de fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). No lugar de Lupi, Lula nomeou o deputado, Wolney Queiroz, também do PDT, mas a decisão não agradou o partido.

Quanto à campanha presidencial de 2026, o partido ainda não definiu sua posição política. Ainda conforme a reportagem, o presidente nacional do PDT, André Figueiredo, disse que “esse assunto ainda não está sendo discutido. Hoje, temos o ministro da Previdência Social do governo Lula”. A expectativa é de que o partido tome uma decisão apenas no início de 2026.

Em 2022, o PDT havia lançado Ciro Gomes como seu candidato à presidência, mas no segundo turno apoiou Lula. Apesar disso, o desempenho de Ciro nas últimas pesquisas do Datafolha tem gerado otimismo dentro da legenda. Em um cenário sem Lula e Bolsonaro, Ciro lidera as intenções de voto, superando nomes como Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos). No entanto, nos cenários em que Lula é incluído, Ciro ocupa a terceira posição.

Fonte: Brasil 247 com informações da  CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário