quarta-feira, 30 de abril de 2025

Regional de Saúde promove capacitação para combate à dengue, com bombas costais


Fotos: Divulgação

A seção de Vigilância Ambiental e Combate a endemias, da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, realizou na manhã desta quarta-feira, mais uma capacitação técnica voltada ao combate da dengue. O evento, reuniu representantes das secretarias municipais de saúde dos 17 municípios da regional.


Anelise Sassá Brizola e Leopoldo Rossi, conduziram a capacitação com parte teóricas e práticas. O evento foi mais focado no combate ao mosquito da dengue com o uso de bombas costais e o emprego da metodologia de borrificação residual intradomiciliar. A técnica consiste numa estratégia que cria uma barreira química, buscando eliminar os mosquitos causadores da dengue.

Anelise Sassá explica que a operação destes equipamentos é de competência dos municípios, que dispõem de apoio logístico, insumos e equipamentos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e das regionais de saúde.

Leopoldo Rossi conduziu a parte prática da capacitação com utilização de bomba costal. Ele explicou aos representantes das secretarias municipais de saúde que, os locais prioritários para a aplicação do inseticida que combate o Aedes Aegypti são prédios públicos de alta circulação de pessoas.
“Neste contexto se incluem terminais rodoviários, escolas, postos de saúde, UPA, hospitais, faculdades, universidades e lar de idosos”, informou Rossi, acrescentando que o inseticida aplicado nestes locais tem uma duração mínima de 60 dias.

O diretor da 16 ª Regional de Saúde, Lucas Leugi, que o secretário de estado da saúde, Beto Preto, está disponibilizando mais equipamentos e recursos aos municípios – no combate à dengue -, por meio do Programa de Fortalecimento das Ações de Vigilância em Saúde, o “Pró Vigia”.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário