Antonio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, apontado pela Polícia Federal (PF) como um dos principais articuladores da fraude no INSS. Foto: Reprodução
Um esquema bilionário de descontos indevidos nas aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi desmantelado pela Polícia Federal (PF), e uma funcionária das operadoras de telemarketing Callvox e Truetrust Call Center, que atuavam no esquema, revelou como os golpes eram aplicados nos aposentados.
A funcionária, que preferiu manter o anonimato, revelou ao Metrópoles como era orientada a atender as reclamações dos beneficiários lesados.
De acordo com ela, os aposentados que entravam em contato relatavam que tinham descontos aplicados em suas aposentadorias, mas nunca haviam assinado qualquer contrato. Muitos desses descontos foram identificados pelos filhos dos beneficiários.
“A gente tinha que falar para eles que [o processo de filiação] era feito por links de WhatsApp, ligações de telemarketing ou eles mesmos devem ter aceitado na hora que foram contratar a aposentadoria”, explicou a telefonista. “Mas eles não sabiam, e a gente, também que trabalhava lá, nem sabia que isso era uma fraude”, completou.
O esquema começou a ser investigado pela Operação Sem Desconto, deflagrada pela PF em 23 de abril de 2024. A operação envolveu empresas de telemarketing como Callvox e Truetrust Call Center, que funcionavam em um mesmo prédio em Brasília e empregavam centenas de pessoas.
Grande parte dos funcionários foi contratada no final de 2023, quando o esquema de descontos estava em pleno funcionamento. Os desvios, segundo investigações da PF, podem chegar a R$ 6,3 bilhões.
Call Center do “Careca do INSS”
A Truetrust foi fundada em junho de 2023 e tem como sócios o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e Domingos Sávio de Castro. Ambos são acusados de receber milhões de reais das entidades envolvidas nas fraudes e de pagar propina a dirigentes do INSS por meio de empresas e familiares deles.
Além disso, a dupla pagou o escritório de advocacia de Eric Fidelis, filho do ex-diretor de Benefícios do INSS, André Fidelis, responsável por assinar acordos que permitiram os descontos indevidos.
A razão social da Truetrust é ACDS Call Center, combinação das iniciais dos sócios Antonio Carlos e Domingos Sávio, segundo a investigação da PF.
Como funcionava o SAC das fraudes?
A telefonista revela que, no call center, os funcionários seguiam um roteiro para atender os aposentados que se queixavam dos descontos. O primeiro passo era prometer o reembolso do dinheiro e solicitar aos aposentados que aguardassem um prazo de 10 dias.
Nos primeiros meses, alguns valores foram devolvidos, mas, com o tempo, o prazo foi estendido para 20 e depois para 30 dias, até que os ressarcimentos se tornaram menos frequentes.
Fraude no INSS: roteiro mostra o que os funcionários deviam falar aos aposentados que notaram o desconto. Foto: Reprodução
Além disso, os funcionários recebiam orientações para informar aos aposentados que os descontos poderiam ser autorizados pelos filhos ou mesmo por um simples clique em links enviados por WhatsApp. Os atendentes eram organizados em grupos de cerca de 20 pessoas para atender diversas entidades envolvidas no esquema.
Entre as entidades investigadas pela PF, estão a Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), a Associação Brasileira dos Contribuintes do Regime Geral de Previdência Social (Abrasprev) e a Associação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas da Nação (Abapen).
A CBPA está diretamente envolvida nas investigações e é alvo de ações da Advocacia-Geral da União (AGU), que pediu o bloqueio de R$ 2,56 bilhões de 12 entidades suspeitas de envolvimento no esquema.
Segundo a funcionária do call center, quem atua no dia a dia da central de atendimento é Adelino Rodrigues Junior, que tem procuração legal para se posicionar em nome da CBPA. Outras pessoas mencionadas, como uma espécie de gerente das empresas de telemarketing, também aparecem nas investigações da PF envolvidas em transferências suspeitas.
Fonte: DCM com informações do Metrópoles