
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (20) mostra que 48% dos brasileiros acreditam que o presidente Lula e o PT “estão fazendo o que é mais certo” no embate com os Estados Unidos após o tarifaço de 50% anunciado por Donald Trump contra produtos brasileiros.
Por outro lado, 28% acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados são os que mais acertam no enfrentamento da crise. Outros 15% dizem que nenhum dos dois lados age de forma correta, e 9% não souberam responder.
Na comparação com o levantamento anterior, Lula cresceu quatro pontos — de 44% para 48% —, enquanto o campo bolsonarista oscilou de 29% para 28%.
O petista também lidera a avaliação sobre quem está fazendo o melhor trabalho individual frente à crise, com 44%, contra 24% registrados tanto por Jair Bolsonaro quanto por Eduardo Bolsonaro, que está nos EUA trabalhando por “mais sanções” ao Brasil devido ao julgamento do pai no Supremo Tribunal Federal (STF).
Entre os entrevistados, 69% afirmam que Eduardo Bolsonaro “defende os interesses dele e da família”, enquanto 23% consideram que o parlamentar atua em nome do Brasil. A percepção geral é que o tarifaço vai prejudicar os brasileiros (77%), sobretudo por provocar alta no preço dos alimentos (64%).
Além disso, 71% dizem que Trump está errado ao impor a cobrança por acreditar em perseguição a Bolsonaro; para 21%, o americano está certo. Questionados sobre as razões da medida, 51% apontam “interesses políticos pessoais” de Trump, enquanto 23% dizem proteger “a economia americana”.
A Genial/Quaest realizou 12.150 entrevistas presenciais com brasileiros de 16 anos ou mais, entre os dias 13 e 17 de agosto. Os levantamentos ocorreram na Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo — estados que juntos representam 66% do eleitorado nacional. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Fonte: DCM