Presidente afirma que carga tributária está menor e acusa elite de se rebelar contra justiça fiscal para manter privilégios
Rebelião fiscal dos super-ricos e críticas à desoneração sem contrapartida - O presidente reiterou sua defesa da proposta de taxar os mais ricos e setores altamente lucrativos, como apostas esportivas e fintechs, em vez de penalizar os mais pobres. “A gente queria aumentar apenas de 12% para 18% para pessoas que estão ganhando milhões sem fazer nada”, argumentou. E comparou: “Pega a diferença do custo de vocês, que produzem, para o lucro de vocês, e pega a diferença do custo de quem tem uma bet para o lucro dele”.
Segundo Lula, a reação contrária a esse tipo de proposta revela a resistência das elites a qualquer medida que afete privilégios. “A carga tributária desse governo hoje percentualmente é menor do que era em 2011. O que a gente está fazendo não é aumentar imposto. É tentar fazer uma tributação mais justa”, sustentou. E criticou o Senado por aprovar novas desonerações: “Você faz desoneração troco do quê? Vão dar estabilidade no emprego? Vão aumentar salário? Então para quê? Para aumentar o lucro?”.
“Esse país será o que a gente quiser que ele seja” - Lula encerrou o discurso reiterando seu compromisso com um modelo de país mais igualitário, ainda que isso contrarie interesses poderosos. “Esse país será o que a gente quiser que ele seja. É só a gente determinar o tamanho que esse país seja”, afirmou. E resumiu sua proposta: “Ninguém está querendo tirar nada de ninguém. Queremos apenas diminuir os privilégios de alguns para dar um pouco de direitos para os outros. Só isso que queremos”.
O presidente também voltou a defender os programas sociais, como o Bolsa Família e o Pé-de-Meia, e criticou os ataques que buscam culpá-los pelo déficit público. “Fico triste quando vejo as pessoas jogarem a culpa em cima dos doentes, do BPC, do Bolsa Família, do Pé-de-Meia [...] Esse dinheiro que estão recebendo será devolvido em dobro para o Estado quando vocês estiverem formados como cidadãos de primeira classe nesse país”, declarou, dirigindo-se aos jovens beneficiários.
Fonte: Brasil 247