quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Partidos protocolam pedido de impeachment de Tarcísio na Alesp

De acordo com o documento, o governador usou recursos públicos para ir a Brasília defender Bolsonaro, réu no inquérito da trama golpista

                  Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas (Foto: Reuters/Amanda Perobelli)

As bancadas estaduais das federações PT/PCdoB e do PSOL/Rede protocolaram nesta quarta-feira (10), um pedido de impeachment contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na Assembleia Legislativa (Alesp). De acordo com o documento, o chefe do Executivo paulista usou recursos públicos para ir na semana passada a Brasília (DF), onde ficou dois dias fazendo articulações com outros políticos para aumentar a chance de uma anistia a Jair Bolsonaro (PL) ser aprovada no Congresso Nacional.

Presidente da federação PT/PCdoB, Antônio Donato afirmou que o governador “rompeu completamente com o juramento que ele fez nesta casa de defender a constituição estadual e defender as leis, porque ele ataca o Judiciário”. O governador passou por Brasília nos dias 2 e 3 deste mês. O relato foi publicado no jornal O Globo.

“Esperamos que o pedido seja aceito, nós consideramos que as condições legais estão colocadas e descritas aqui, a Lei do Impeachment tem um trecho muito claro que fala de atos que atentem contra a probidade administrativa e o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário e dos poderes constitucionais dos estados. No nosso entendimento, não teve um crime de responsabilidade só, são três, e era nossa obrigação protocolar esse pedido de impeachment”, pontuou Donato.

Líder da bancada do PSOL/Rede, Guilherme Cortez disse que Tarcísio usou a “prerrogativa de seu cargo para envergonhar o povo de São Paulo, pedindo impunidade para criminosos”. ” E mais grave ainda é que o governador pegue um avião pago pelo cidadãos de São Paulo e vá para Brasília fazer lobby pelo projeto da anistia”.

Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário