terça-feira, 26 de agosto de 2025

Previsão do tempo: frente fria deve provocar temporais no Sul e no Sudeste

Chuva forte; confira a previsão do tempo no país

Uma frente fria combinada com a atuação de um cavado meteorológico deve provocar chuvas intensas nesta terça-feira (26) em diferentes regiões do país. No Sul, as instabilidades atingem principalmente Santa Catarina e Paraná, com risco de temporais, descargas elétricas e ventania, especialmente em Curitiba, no litoral catarinense e nos vales da região. No Rio Grande do Sul, apenas o extremo norte e a serra devem registrar pancadas, enquanto no restante do estado o frio persiste e ainda há chance de geada nas primeiras horas do dia.

No Sudeste, o avanço da frente fria pelo oceano influencia São Paulo, trazendo chuva para o Vale do Ribeira, Grande São Paulo, litoral e Vale do Paraíba, com possibilidade de trovoadas e rajadas de vento à tarde. O Rio de Janeiro pode ter pancadas entre o fim da tarde e a noite, enquanto em Minas Gerais e Espírito Santo o sol predomina, mas com alerta para baixa umidade, que deve afetar inclusive a região metropolitana de Belo Horizonte.

Já no Centro-Oeste, as instabilidades se concentram no sul de Mato Grosso do Sul, mas se dissipam ao longo do dia. O frio da manhã dá lugar a temperaturas mais altas em Goiás, Mato Grosso e Tocantins, onde a umidade relativa do ar pode cair para níveis críticos, entre 12% e 20%. No Nordeste, o destaque fica para a costa leste, entre Aracaju e Maceió, com risco de chuva forte, além de pancadas no litoral de Pernambuco e Rio Grande do Norte. No sertão, o tempo segue seco, com índices de umidade abaixo de 30%.

No Norte, há risco de pancadas fortes no norte do Amazonas, em Roraima e no litoral do Pará e Amapá. Já em áreas como Acre, Rondônia e Tocantins, o calor predomina com máximas acima de 35 °C e ar seco. A previsão reforça a diversidade climática no país, com contrastes entre frio, geadas, temporais e ondas de calor.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário