terça-feira, 8 de julho de 2025

Mãe de Zambelli ignora ordem e segue morando em apartamento da Câmara

 

A deputada federal licenciada Carla Zambelli. Foto: Divulgação
A mãe da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) continua ocupando o apartamento funcional da Câmara dos Deputados em Brasília, que deveria ter sido devolvido pela deputada na última sexta-feira (4). Rita Zambelli e seu neto João, filho da ex-deputada, residem no local desde o início do primeiro mandato da bolsonarista.

Rita afirmou que ainda não foi notificada para desocupar o imóvel e que só o fará quando solicitada pela Câmara. A Câmara dos Deputados determinou que a devolução do imóvel deve ocorrer dentro de 30 dias após a formalização da licença do mandato, sendo o prazo para devolução do apartamento já expirado.

Caso o imóvel não seja desocupado, Zambelli poderá ser obrigada a indenizar a Casa com base no valor do auxílio-moradia pago a parlamentares que não ocupam imóveis funcionais. A questão deve ser resolvida nesta semana, conforme anunciado pelo deputado Sérgio Souza (MDB-PR), responsável pela gestão dos apartamentos.

O deputado Sérgio Souza. Foto: Divulgação
O afastamento de Zambelli foi oficializado em 5 de junho, sendo por motivos de saúde por sete dias e por interesse particular por mais 120 dias, sem remuneração.

O caso está sendo acompanhado de perto pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, que deliberará sobre a perda do mandato da deputada, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal. O STF decretou o trânsito em julgado da condenação de Zambelli, o que impossibilita novos recursos, e a deputada está foragida na Itália.

A Interpol incluiu a bolsonarista na lista de difusão vermelha, atendendo a um pedido da Polícia Federal. A parlamentar enfrenta um processo de cassação na Câmara, com a decisão final a ser tomada pelo plenário, após análise do relatório na CCJ.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário