segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Tenente-coronel condenado pela trama golpista se entrega à PF após ordem de Moraes


       O tenente-coronel do Exército Guilherme Almeida Marques. Foto: Reprodução

O tenente-coronel do Exército Guilherme Almeida Marques se apresentou à Polícia Federal em Goiânia para cumprir prisão domiciliar. Ele foi condenado a 13 anos e 6 meses de prisão por participação na chamada trama de golpe. A apresentação ocorreu nesta segunda-feira (29), após retorno de viagem.

A medida foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator das ações no Supremo Tribunal Federal. A decisão foi tomada no sábado (27) e alcançou dez condenados pelo plano de golpe. As ordens judiciais preveem o início imediato do cumprimento das restrições.

Guilherme Almeida Marques estava na Bahia e informou às autoridades que retornaria para cumprir a decisão. Ao chegar a Goiânia, ele se apresentou à PF para formalização dos procedimentos e início do monitoramento determinado pela Justiça.

Entre as determinações impostas estão o uso de tornozeleira eletrônica e a entrega do passaporte. Também há proibição de uso de redes sociais, de contato com outros investigados e de recebimento de visitas, conforme decisão judicial.

Silvinei Vasques sendo detido por autoridades paraguaias. Foto: reprodução
A decretação das prisões domiciliares ocorreu após a prisão de Silvinei Vasques no Paraguai. O ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal foi detido quando tentava viajar para El Salvador depois do rompimento da tornozeleira eletrônica.

Na mesma decisão, Alexandre de Moraes mencionou ainda a fuga do ex-deputado e ex-chefe da Abin, Alexandre Ramagem, para os Estados Unidos. As medidas alcançam condenados relacionados ao plano de golpe e seguem em execução pelas autoridades federais.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário