Pesquisa do Pew Research Center mostra recuo na aprovação e piora na percepção sobre traços pessoais do presidente
O presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca, em Washington, D.C. - 11/8/25 (Foto: REUTERS/Jonathan Ernst)
A aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recuou para 38%, enquanto 60% dos adultos norte-americanos desaprovam sua gestão, segundo pesquisa divulgada pelo Pew Research Center. O índice representa uma queda em relação a dois meses atrás, quando 41% avaliavam positivamente seu desempenho. A percepção sobre algumas características pessoais de Trump também se tornou mais negativa em comparação ao período eleitoral de 2024 e logo após sua vitória em novembro.
Entre os entrevistados, apenas 37% afirmam que a frase “se importa com as necessidades das pessoas comuns” descreve bem o presidente, percentual oito pontos inferior ao registrado após a eleição e cinco pontos menor que no levantamento do fim do verão anterior à votação.
◎ Aprovação por perfil de eleitor
Grande parte da variação recente na popularidade de Trump ocorreu entre eleitores que o apoiaram em 2024 e pessoas que não votaram. Apesar de 85% de seus eleitores manterem aprovação à sua gestão, esse índice caiu em relação aos 88% registrados em junho e aos 95% do início do mandato. A queda foi mais expressiva entre jovens eleitores: 69% dos que têm menos de 35 anos aprovam Trump atualmente, contra mais de 90% no começo do mandato — uma redução de 23 pontos percentuais.
Entre os que não votaram em 2024, a aprovação é de 32%, abaixo dos 36% de junho e dos 45% no início do mandato. Já entre os eleitores da então candidata Kamala Harris, o índice de aprovação permanece praticamente nulo, com apenas 2% de apoio.
◎ Diferenças demográficas
O levantamento aponta que 27% dos americanos aprovam Trump de forma muito forte, enquanto quase metade (47%) o desaprova fortemente. A avaliação negativa é majoritária na maioria dos grupos demográficos. Entre brancos, 47% aprovam e 52% desaprovam o desempenho presidencial. As taxas de desaprovação são mais elevadas entre negros (83%), hispânicos (70%) e asiáticos (66%).
A aprovação é maior entre pessoas com 50 anos ou mais (44%) do que entre as com menos de 50 (33%). No recorte por escolaridade, 41% dos que não possuem diploma universitário aprovam o presidente, percentual que cai para 34% entre quem tem ensino superior completo.
◎ Imagem pessoal e atributos
Quanto aos traços pessoais, 68% dos entrevistados consideram que Trump “defende o que acredita”. No entanto, menos da metade avalia que ele é “mentalmente afiado” (48%), “cumpre suas promessas” (43%) ou “se importa com as necessidades das pessoas comuns” (37%). Apenas 36% o veem como “honesto” e 29% como “um bom exemplo a ser seguido”.
As avaliações sobre ele ser “mentalmente afiado” e “cumprir promessas” pioraram em relação à campanha de 2024 e ao período logo após a eleição. A percepção de que ele é “honesto” se manteve estável, mas baixa.
◎ Polarização partidária
O estudo destaca amplas diferenças entre republicanos e democratas. Entre republicanos, 85% consideram Trump “mentalmente afiado”, contra apenas 14% dos democratas. No quesito “cumpre suas promessas”, os índices são de 76% e 13%, respectivamente. Já a ideia de que o presidente “se importa com as necessidades das pessoas comuns” é aceita por 72% dos republicanos, mas apenas 5% dos democratas.
A maior convergência entre os dois grupos aparece na avaliação de que Trump “defende o que acredita”: 43 pontos percentuais separam republicanos e democratas nesse item, diferença menor que nos demais atributos. Por outro lado, apenas uma pequena maioria republicana (56%) e 5% dos democratas consideram o presidente “um bom exemplo a ser seguido”.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário