Com a iniciativa “Defenda o Brasil”, partido busca disputar simbologia patriótica tradicionalmente associada à direita
Em meio ao acirramento político causado pelo “tarifaço” do governo Donald Trump, o Partido dos Trabalhadores (PT) lançou uma nova campanha nas redes sociais com o objetivo de ressignificar o uso das cores verde e amarela — historicamente ligadas à direita e, mais recentemente, ao bolsonarismo. As informações são da CNN Brasil.
Batizada de “Defenda o Brasil”, a campanha adota as cores da bandeira nacional e apela ao sentimento patriótico, numa tentativa de reposicionar a imagem do partido frente ao discurso da direita. Um dos materiais divulgados apresenta a mensagem: “Patriotismo não é fantasia de carnaval. Agora as máscaras caíram.”
De acordo com o deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), secretário de Comunicação da legenda, a proposta é retomar símbolos nacionais que, segundo ele, foram apropriados por adversários políticos. Uma fonte petista envolvida na iniciativa afirmou que o nacionalismo é parte da “literatura política da esquerda” e que a campanha busca resgatar essa identidade histórica.
Apesar da estética nacionalista, o partido evita, por enquanto, estimular o uso da camisa da Seleção Brasileira em manifestações, peça que se tornou fortemente associada a protestos da direita nos últimos anos.
A estratégia gerou reação irônica do PL. Segundo interlocutores do partido, o marqueteiro da sigla, Duda Lima, avaliou a campanha como um “tiro no pé” e afirmou que as cores verde e amarela estão profundamente vinculadas ao campo conservador. Em tom de deboche, Duda teria dito a aliados: “Até o PT está virando bolsonarista. Daqui a pouco vão usar o ‘Tá OK?’ e trocar o número do partido para 22.”
Fonte: Brasil 247 com informações da CNN Brasil
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