Secretário-executivo do Ministério da Fazenda afirmou que desafio de manter o arcabouço fiscal persiste, mas é menor do que em anos anteriores
Durante evento em Nova York, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que a inflação no Brasil é um problema a ser enfrentado, mas descartou um cenário alarmante. “Não é uma questão dramática”, disse ele no Summit Brazil-USA, organizado pelo jornal Valor Econômico.
Segundo Durigan, as projeções mais recentes, tanto do Boletim Focus quanto do próprio governo, indicam que a inflação deve começar a ceder. “O ministro [da Fazenda, Fernando Haddad] e eu temos trabalhado nesse tema”, afirmou, enfatizando que a tarefa de trazer a inflação de volta à meta é, principalmente, do Banco Central.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado em 12 meses fechou, no mês passado, em 5,53%, acima da meta definida, que é de 3% — com margem de tolerância de até 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Hoje, a taxa básica de juros, a Selic, está em 14,75% ao ano.
Ao Valor Econômico, Durigan também abordou a situação fiscal do país. Segundo ele, o desafio de manter o arcabouço fiscal persiste, mas é menor do que em anos anteriores. O governo continuará realizando bloqueios e contingenciamentos para garantir o cumprimento da regra fiscal.
Fonte: Brasil 247 com informaçõe do jornal Valor Econômico
Nenhum comentário:
Postar um comentário