sexta-feira, 2 de maio de 2025

Fraude no INSS começou no governo Bolsonaro e só foi combatida por Lula, afirma Gleisi

Gleisi destacou que o governo atual está empenhado em aprofundar as investigações e responsabilizar os envolvidos

        Gleisi Hoffmann (Foto: Gil Ferreira/Ascom-SRI)

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), voltou a afirmar nesta sexta-feira (2) que o esquema de fraudes no INSS só começou a ser combatido no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo a ministra, a Polícia Federal já realizou 10 operações no âmbito da Previdência apenas em 2025, diferente do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que nunca investigou a situação.

“Diferente do governo anterior, que nunca investigou as fraudes nem as quadrilhas que já estavam roubando os aposentados e pensionistas, a Polícia Federal já fez pelo menos 10 grandes operações só este ano no âmbito da Previdência, além da atuação contundente da CGU e da AGU contra os fraudadores de descontos”, disse.

A operação, realizada no dia 23 de abril, revelou que entidades descontavam mensalidades diretamente dos benefícios de aposentados e pensionistas do INSS sem autorização. Segundo a PF, o esquema desviou cerca de R$ 6,3 bilhões. Diante da repercussão, o presidente Lula exonerou o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

Gleisi destacou que o governo atual está empenhado em aprofundar as investigações e responsabilizar os envolvidos. “O inquérito da operação Sem Desconto será aprofundado para chegarmos às raízes desse crime, que começou no governo Bolsonaro, mas só está sendo combatido no governo do presidente Lula”, afirmou.

A ministra também cobrou esclarecimentos dos gestores responsáveis pelos acordos firmados com as entidades investigadas durante a gestão anterior. “Os ex-dirigentes da Previdência daquele período, responsáveis pela maior parte dos acordos com as associações investigadas, devem muitas explicações ao país”, declarou.

 

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário