Estabelecimentos organizam chope em dobro, bolões e festivais enquanto julgamento histórico de Jair Bolsonaro ocorre no STF
O comércio brasileiro tem encontrado maneiras inusitadas de reagir aos acontecimentos políticos recentes. Segundo reportagem publicada pela IstoÉ, bares em diversas cidades promovem eventos, transmissões e promoções relacionadas ao julgamento de Jair Bolsonaro, iniciado no Supremo Tribunal Federal (STF).
Pela primeira vez na história do país, um chefe de Estado responde oficialmente por tentativa de atentado contra a democracia. Bolsonaro e outros sete aliados são acusados de integrar o núcleo principal de uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Caso os crimes sejam comprovados, os réus podem pegar até 43 anos de prisão.
Entre bolões de aposta, festivais de música e promoções de chope, alguns bares adaptaram sua programação para acompanhar as decisões do STF.
O Resistência Pub, na Mooca (SP), inaugurado em 2024, o proprietário Rogério Mazeo, que um dos assuntos que são tratados no bar, rotineiramente, é a política, por isso, o julgamento de Bolsonaro é visto como uma ocasião para celebrar. Em caso de condenação do ex-presidente, o chope será vendido pela metade do preço – R$7,50 por 500 ml e R$5,00 por 300 ml.
Mazeo pondera que o clima de festa não significa ilusão. Segundo ele, Bolsonaro não está sendo julgado por todos os crimes cometidos e “jamais será vítima do sistema carcerário” como outros brasileiros.
E completa: “A gente, como é comunista, não está tão iludido com a justiça burguesa. O Bolsonaro não está sendo preso pelos crimes que ele cometeu contra o povo brasileiro, ele está sendo punido por crimes contra a instituição burguesa. Quando ele cometeu um genocídio, tudo bem: a justiça se calou, fechou os olhos e nada acontece. Porque a vítima era o povo brasileiro”, disse Mazeo.
No Café com Arte, em Belém (PA), a promessa de distribuir gratuitamente 13 barris de cerveja em caso de prisão de Bolsonaro foi reiterada, criando uma “contagem regressiva” para a decisão do STF.
No Sul, o Bek’s Bar, em Curitiba (PR), criou um bolão para que clientes apostem quantos anos de prisão Bolsonaro receberá. Quem chegar mais próximo do resultado ganhará 10 gins tônicas.
Em Salvador (BA), o Velho Espanha promove o VIº Festival Barris de Música, de 2 a 6 de setembro, com música baiana e transmissão ao vivo do julgamento, sob o tema “8 anos de Velho Espanha. E Bolsonaro, quantos anos de prisão?”.
No Rio de Janeiro, o Bar do Omar anunciou um samba no dia da eventual sentença, enquanto o restaurante Casa Porto convidou clientes a “comer o que há de melhor para o Brasil” e brincou com a numeração das mesas: no lugar de 22 (número eleitoral de Bolsonaro), aparecem 21 + 1.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário