sexta-feira, 5 de setembro de 2025

'Estarei ao lado do presidente Lula', afirma Silvio Costa Filho, após Republicanos anunciar desembarque do governo




"Na possível disputa do governador Tarcísio com o presidente Lula, o partido sabe que nós estaremos ao lado do presidente Lula", disse o ministro

Silvio Costa Filho (à esq.) e Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Divulgação)

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), afirmou que seguirá ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apesar da movimentação política em torno do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). "Na possível disputa do governador Tarcísio com o presidente Lula, o partido sabe que nós estaremos ao lado do presidente Lula", disse Costa Filho à GloboNews, de acordo com o UOL. "Eu aprendi na vida a ser grato e entendo que, neste momento, (o presidente Lula) é a melhor opção do povo brasileiro", completou.

A fala de Costa Filho surge em um momento em que Tarcísio esteve em Brasília articulando apoio ao projeto de anistia a Jair Bolsonaro (PL), réu no STF pelo suposto envolvimento em uma trama de golpe de Estado. O movimento foi interpretado como um sinal de que o governador cogita disputar a Presidência em 2026, com apoio do Centrão. Além do Republicanos, União Brasil e PP anunciaram nesta semana a saída da base governista e também aderiram à defesa da anistia de Bolsonaro e dos condenados nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Nos bastidores, dirigentes dessas siglas admitem que a contrapartida seria o apoio do ex-mandatário à candidatura de Tarcísio.

Silvio Costa Filho avaliou que ainda é incerto se Bolsonaro apoiará uma candidatura do governador paulista. “Temos que aguardar o bolsonarismo. Uma candidatura hoje da centro-direita, do Tarcísio, do Ratinho, do Zema, pode arquivar o bolsonarismo no Brasil, e eu não sei se esse é o desejo do ex-presidente Bolsonaro”, disse o ministro.

Apesar do cenário de indefinição, Costa Filho reforçou sua proximidade com Lula e disse que sua trajetória política sempre esteve alinhada ao petista. “Primeiro, dizer que todas as vezes que estive conversando com o governador Tarcísio, ele tem me colocado que será candidato à reeleição para o estado de São Paulo. O presidente Marcos Pereira [Presidente do partido] é um democrata. Ele sabe que, desde quando fui vereador do Recife, eu sempre estive ao lado do presidente Lula”, afirmou.

Ainda nesta sexta-feira (5), Costa Filho participará ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) de um evento com Tarcísio em São Paulo: o leilão para concessão da obra de construção do túnel Santos-Guarujá, que será realizado na B3. Diferentemente de fevereiro, quando esteve presente no lançamento do edital e chegou a trocar elogios com o governador, o presidente Lula não participará da cerimônia.

Segundo o Planalto, o presidente tem evitado esse tipo de evento, inclusive em estados governados por aliados, como ocorreu em junho na Bahia, na cerimônia de lançamento da ponte Salvador-Itaparica. Nos bastidores, no entanto, a ausência também é vista como estratégia para não fortalecer a imagem de Tarcísio, que desponta como possível adversário em 2026.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário